Imagens de divulgação do serviço de Streaming mostravam as menininhas em posições sexualizadas
Redação Publicado em 21/08/2020, às 13h28
A Netflix liberou nesta semana o material de divulgação do filme Cuties (Lindinhas, em português), com estreia prevista para 9 de setembro. Com um trailer e um poster, porém, a atitude da empresa foi duramente criticada nas redes sociais por conteúdo acusado de pedofilia - pois as protagonistas dos filmes, dançarinas de 11 anos, aparecem em posições bastante sexuais nas imagens.
Procurada pela Rolling Stone Brasil na quinta, 20, a Netflix Brasil não se manifestou sobre a polêmica. A Netflix dos EUA, porém, publicou um pedido curto de desculpas, também nas redes sociais:
“Estamos profundamente arrependidos pela arte inapropriada que usamos para Cuties. Não foi OK, e nem representava esse filme francês que estreou no Sundance. Atualizamos as fotos e a descrição.”
A descrição, no caso, era: “Amy tem apenas 11 anos e fica fascinada por um grupo de dança. Para se enturmar, ela começa a explorar a própria feminilidade e desafia as tradições da família.” A atualização, de acordo com sinopse disponível da Netflix Brasil, é: "Aos 11 anos, Amy começa a se rebelar contra as tradições conservadoras da família e encontra seu lugar num grupo de dança da escola."
Cuties - originalmente Mignonnes, é um filme francês que estreou no Sundance Festival em abril de 2020. O longa é a estreia de Maïmouna Doucouré na direção e roteiro. A autora contou um pouco da própria história no longa - a família senegalense sendo extremamente tradicional, mas a vida mais atual de Paris chamando.
Uma das maiores críticas à Netflix foi o enquadramento inadequado de um filme que, supostamente, é o oposto disso. Em críticas especializadas, Cuties foi recebido como um filme que critica a sexualização infantil: Madmoizelle, portal francês, o chamou de “filme feminista [...] corajoso e poderoso sobre a sexualização infantil.” The Spoon acredita que o filme “tenta achar liberdade para garotas [...] e cutuca de modo desconfortável a sexualização de menininhas.”
Confira, abaixo, na ordem: o cartaz da Netflix, o pôster francês e o trailer de Cuties:
+++ DELACRUZ SOBRE FILHOS, VIDA E MÚSICA: 'ME ENCONTREI NO AMOR, NA FAMÍLIA, NO LADO BOM'
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer