Do Oscar ao Framboesa de Ouro, relembre a trajetória do ator que completa 67 anos nesta quinta, 18
Vitória Campos | @camposvitoria (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 18/02/2021, às 16h33
John Travolta completa 67 anos nesta quinta, 18. Conhecido pelos altos e baixos na carreira, mostrou-se perseverante e determinado em continuar sendo um ator querido mundialmente.
John Joseph Travolta nasceu em Englewood, Nova Jersey, em 1954. Primogênito de seis, foi inscrito pela mãe na adolescência em uma escola de teatro em Nova York, EUA. Estudava canto, dança e atuação e, aos 16 anos, conquistou seu primeiro trabalho no musical Bye Bye Birdie.
Com 18 anos, Travolta estreou na Broadway com o musical Grease. Em busca de novas oportunidades em Hollywood, mudou-se para Los Angeles, onde conseguiu pequenos papéis em séries de televisão. O ator começou a ficar conhecido entre o público norte-americano com Welcome Back, Kotter (1975-79)
Ao estrear no cinema com Carrie (1976), Travolta se consagrou como estrela. Obteve ainda mais popularidade com seus sucessos, Os Embalos de Sábado à Noite (1977) e Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978). No primeiro, interpretou Tony Manero, rei das discotecas, o qual lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator . Em Grease, foi Danny, quem se apaixona por Sandy (Olivia Newton-John), enquanto aproveitam um verão na praia. Além de grande marco na carreira, Grease também marcou os musicais no cinema e foi o segundo disco de trilha sonora de filme mais vendido naquele ano.
Com tamanho sucesso, a parceria de Travolta e Olivia Newton-John foi repetida em Embalos a Dois (1983), mas não obtiveram o mesmo sucesso. O ator voltou a interpretar Tony Manero na continuação Os Embalos de Sábado Continuam (1983), porém o filme foi muito mal recebido pelos críticos. Com isso, Travolta caiu no ostracismo durante a década de 1980.
Travolta conseguiu reerguer sua carreira com o clássico Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994) de Quentin Tarantino. O personagem Vincent Vega rendeu uma outra indicação ao Oscar, além de ter marcado de forma muito positiva sua carreira, sendo icônico até hoje.
O ator conseguiu vários outros papéis, como O Nome do Jogo (1995), A Última Ameaça (1996) e A Outra Face (1997) sem muito destaque, porém, com Hairspray - Em Busca da Fama (2007), foi aclamado novamente e voltou a dançar em cena.
Travolta apareceu novamente nas premiações de 2017 com seu papel na série American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson, responsável pelo seu Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante.
+++ LEIA MAIS: John Travolta é tão rico que joga Monopoly com dinheiro real
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
Além da vida dedicada ao cinema, Travolta ama voar nas horas vagas. Apaixonado por aeronaves, é piloto e dono de um Boeing 707.
No quesito amoroso, foi casado com Kelly Preston de 1991 até 2020, ano da morte da atriz. Tiveram três filhos, porém, o mais velho faleceu devido a uma convulsão.
Mesmo com extremos na carreira, como suas indicações ao Oscar e ao Framboesa de Ouro, Travolta mostrou ter grande poder de reinvenção e seu talento para cantar, dançar e interpretar serão sempre lembrados como símbolos da versatilidade do icônico ator.
+++ HUNGRIA HIP HOP: 'SOU APEGADO EM SORRISOS QUE A MÚSICA PODE LEVAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez