Com Califórnia em estado de emergência, estúdios e agências de cinema locais interromperam produções e cancelaram eventos
Por Rodrigo Tammaro
Publicado em 08/01/2025, às 18h06Nos Estados Unidos, um incêndio florestal de grandes proporções se espalhou por Los Angeles nos últimos dias. Impulsionado por fortes ventos, fogo atingiu áreas nobres da cidade e deixou ao menos dois mortos; na avaliação das autoridades, a situação é sem precedentes e deve piorar.
Em meio à tragédia, as produções cinematográficas também foram afetadas. Nesta quarta-feira (8 de janeiro), a FilmLA — agência responsável por autorizar as filmagens na cidade — emitiu um comunicado anunciando que as operações foram interrompidas por causa do estado de emergência local.
Os últimos dois dias trouxeram riscos sem precedentes à vida e à propriedade devido a vários incêndios florestais na área, além de exigirem muito do pessoal de segurança pública.
Com o mais profundo reconhecimento pelos esforços dos bombeiros, policiais e paramédicos locais neste momento difícil, informamos à comunidade de produção que os recursos humanos normalmente disponíveis para dar suporte à produção cinematográfica podem não estar disponíveis durante o estado de emergência local.
O Departamento de Bombeiros do Condado de Los Angeles instruiu especificamente que todas as autorizações emitidas para filmagem nas comunidades de Altadena, La Crescenta, La Canada/Flintridge e Pasadena sejam retiradas. Outras revogações de autorizações são possíveis”, diz o comunicado da FilmLA.
Embora muitos estúdios estejam localizados fora da zona de incêncio, a qualidade do ar se tornou perigosa para a saúde pública. Além disso, as autoridades locais aconselharam os cidadãos a evitar transitar pelas ruas sem necessidade (via Variety).
Diante das orientações, a NBCUniversal suspendeu a gravação das séries Hacks, Loot, Ted, Suits: L.A. e Happy's Place. Nenhum filme foi impactado, já que as gravações da companhia estão todas acontecendo fora da região de Los Angeles.
A mesma decisão foi tomada pela CBS Studios, que comunicou a paralisação nas filmagens de NCIS, NCIS: Origins, After Midnight, Poppa's House e A Boa Vizinhança, assim como as gravações do programa apresentado pela comediante Taylor Tomlinson.
Já no caso da Disney/20th Television, as filmagens das produções Doctor Odyssey, Grey's Anatomy e Jimmy Kimmel Live — que entrevistaria a recém vencedora do Globo de Ouro, Fernanda Torres — foram suspensas.
O incêndio também provocou a interrupção de eventos que aconteceriam na região. É o caso de uma sessão especial de Ainda Estou Aqui, longa de Walter Salles estrelado por Torres, que aconteceria na noite da última terça-feira (7 de janeiro). O evento seria apresentado pelo cineasta Guillermo del Toro, diretor de A Forma da Água (2017) e Pinóquio (2022), e contaria com as presenças de votantes do Oscar, além de Salles e Torres, que participariam de um debate após a exibição.
Em outro caso, o Screen Actors Guild (SAG) Awards, Prêmio do Sindicato de Atores dos Estados Unidos, optou por cancelar um evento onde seriam divulgados os indicados para a próxima edição. O anúncio foi feito por meio de uma publicação na internet.
Pouco antes dos cancelamentos, Fernanda Torres publicou em suas redes sociais imagens de Los Angeles (via CNN). A atriz — que está nos Estads Unidos para a temporada de premiações — mostrou imagens do céu da metrópole colorido de vermelho por conta das chamas.
+++LEIA MAIS: Fernanda Torres fica de fora do SAG Awards 2025; confira indicados
+++LEIA MAIS: Incêndio em Los Angeles cancela sessão especial de Ainda Estou Aqui