Rita Lee, Ney Matogrosso, Lulu Santos e outros artistas lamentaram a morte de um dos maiores nomes do rock brasileiro
Redação Publicado em 22/11/2022, às 14h45 - Atualizado às 15h50
Erasmo Carlos morreu nesta terça-feira (22) no Rio de Janeiro. Ganhador do Grammy Latino por Melhor Álbum de Rock em Língua Portuguesa com O Futuro Pertence À… Jovem Guarda (2022), o cantor e compositor havia sido internado ontem de manhã no Hospital Barra D’or, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, às pressas.
Artistas como Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Djavan, Rubel e mais prestaram homenagens a um dos pioneiros do rock no Brasil nos anos 1960, que fez história com a Jovem Guarda. Confira:
+++ LEIA MAIS: Lula lamenta falecimento de Erasmo Carlos: "Muito além da Jovem Guarda"
"Erasmo meu rock’n’roller favorito."
"Primeiro parece inverossímil que algo tão intrinsecamente parte d nossas vidas deixe de existir porque, naturalmente, algo de nós se vai junto. A imprescindível obra, em seu doce balanço entre o ingênuo e o profundo, é, para isso serve a palavra, imorredoura. De resto, morremos todos um pouco. Viva Erasmo Carlos. Aos familiares e legião de fãs, nosso irmanado e comovido abraço"
"Tive a sorte de conviver com Erasmo praticamente desde a minha chegada ao Rio. Sempre prestigiamos um ao outro, foram muitos shows, encontros pelo Brasil, e muitas conversas. Ele até salvou minha vida uma vez [...]. Depois, até brinquei com ele dizendo que, se não tivesse morrido atropelado, poderia ter morrido com a força do empurrão dele. Erasmo era coração puro, fiquei muito emocionado quando o encontrei na minha última temporada no Rio, em agosto, quando dediquei o show pra ele. Vai deixar muitas saudades. Te amo, meu amigo! Obrigado por tudo!"
"Nosso mudo está desmoronando. Sem Erasmo nada teria acontecido, não haveria “Detalhes”, “Além do Horizonte”, “Sentado à beira do caminho”, “Cavalgada”… não haveria nada. Erasmo é parte da espinha dorsal do nosso cancioneiro, mestre da minha cartilha de como compor uma canção, astro maior da constelação estelar da Música Brasileira. Que homem admirável perdemos."
Nosso mudo está desmoronando. Sem Erasmo nada teria acontecido, não haveria “Detalhes”, “Além do Horizonte”, “Sentado à beira do caminho”, “Cavalgada”… não haveria nada. Erasmo é parte da espinha dorsal do nosso cancioneiro, mestre da minha cartilha de como compor uma canção, + pic.twitter.com/POvX3vamaO
— Nando Reis (@nando_reis) November 22, 2022
"[...] Ele era genial. Corajoso, pioneiro, gentil e inspirado. A obra dele não tem tamanho. Erasmo deixou uma marca gigantesca na música brasileira. Na minha opinião, ele é um dos criadores do rock popular brasileiro. Ele é uma referência pra mim. Um herói. Suas canções só cresceram com o tempo. [...] Ele vai deixar um imenso silêncio na música brasileira. Eu lamento muito. Meus pêsames à sua família…"
"'Agora eu choro só, sem ter você aqui'. Perdemos Erasmo, este "belo rapaz". Nosso Tremendão! Quanta tristeza!"
"Morreu o queridíssimo amigo Erasmo Carlos, que lástima!"
"Vai com Deus, Erasmo, querido amigo! Você fará muita falta pra nós... Que as tantas boas lembranças que você deixa sejam um conforto para todos os que te amam."
"Uma tristeza a partida do Erasmo Carlos, o eterno Tremendão. As despedidas são sempre difíceis, mas além da saudade, ficará o legado desse grande artista. Nosso gigante gentil..."
"Nosso gigante gentil se foi! Um amor em existência. Um cara com humor, poesia, melodia, que por onde passava era um rastro de luz! Vá em paz, gentil! Que sua soma pós aqui, seja de continuação de sua gentileza."
Nosso gigante gentil se foi! Um amor em existência. Um cara com humor, poesia, melodia, que por onde passava era um rastro de luz!
— Vanessa da Mata (@vanessadamata) November 22, 2022
Vá em paz, gentil! Que sua soma pós aqui, seja de continuação de sua gentileza. 🙏🏼🖤@ErasmoCarlosBR #ErasmoCarlos pic.twitter.com/QpwW3EiEax
"O rock sempre teve sorte ao escolher seus protagonistas. Erasmo foi um deles. Chegou na música no momento certo, fez história e deixou um legado imensurável de puro talento traduzido em letras eternas e em performances inesquecíveis. Viveu bem, passou dos 80 e pode ver suas sementes crescerem. Nós fazemos parte dessa legião apaixonada pelo gênero que ele ajudou a imortalizar! Se o rock existe no Brasil, Erasmo tem peso nisso. Se nós existimos, é porque tivemos em quem nos inspirar! Valeu, Tremendão!"
"Descanse em paz nosso eterno Tremendão Erasmo Carlos. Vai deixar saudades e um lindo legado musical."
"Recebemos com enorme tristeza a notícia do falecimento de Erasmo Carlos. Grande amigo e ícone da nossa música. Descanse em paz, Tremendão! Nossos sentimentos aos familiares e amigos. (A foto com toda a sua banda é do nosso encontro no último dia 06 de agosto em Belo Horizonte e as demais fotos de quando estivemos juntos em 2014 no Altas Horas).
"Mais um dos nossos heróis. Cantando pela eternidade. Obrigado Erasmo!"
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez