- Charli XCX, Lady Gaga, Dua Lipa, Beyoncé, TLC, Justin Timberlake, Normani, Britney Spears e Ariana Grande (Fotos: Montagem/ Reprodução)

A estética retrô 1990 está de volta: Lady Gaga, Dua Lipa, Ariana Grande viajaram no tempo?

O pop dos últimos anos resgatou e fez um tributo para todo o conceito estético da época do disco e do dance pop

Malu Rodrigues Publicado em 17/06/2020, às 07h00

O pop dos últimos anos resgatou todo o conceito estético da época do disco e do dance pop. Artistas como SZA, Dua Lipa e Lady Gaga, Ariana Grande e Normani viajaram no tempo nas próprias músicas e nos visuais dos clipes oficiais para homenagear os anos 1990 e 2000.

Como um tributo as décadas passadas, as cantoras do gênero apostaram na estética retrô-futurista. A pegada nostálgica nos visuais dos vídeos deixou o trabalho delas ainda mais divertido e saudosista.

+++LEIA MAIS: Música retrô: Como o pop voltou no tempo com discos de Lady Gaga, Dua Lipa e entre outros?

A maioria delas nasceu na década de 1990 - Lady Gaga é de 1980. A influência de voltar no tempo e recuperar elementos desses anos parece, de alguma forma, ser uma tentativa para se conectar com o primeiro respiro e influência musical e visual que tiveram. 

Para as artistas, o estilo retrô 1990 - e 2000 - voltou com uma força inegável. Por isso, dissecamos a retomada da estética noventista e da virada do milênio em cada um dos projetos das cantoras pop. Confira:


Lady Gaga e a odisseia  noventista


O clipe de "Stupid Love", que faz parte do disco Chromatica, é uma odisseia de ficção científica com a estética retrô. Os detalhes neon rosa, os óculos de proteção, os bonés, as roupas, são todos elementos que anunciam a volta de Lady Gaga para os anos 1980 e 1990.

As fantasias com ombros exagerados, as botas com plataforma e os acessórios metalizados são detalhes incríveis. A coreografia do vídeo é outro destaque. Como não recordar das pistas de danças que se enchiam de gente que decorava passos específicos? 

+++ LEIA MAIS: Elton John e Lady Gaga: Como começou a amizade que já dura há uma década?

A própria história narrada no clipe lembra filmes das décadas passadas, como Mad Max com o futuro distópico.  


A nostalgia futurista de Dua Lipa

O segundo disco de Dua Lipa, Future Nostalgic, sedimentou a volta do pop aos anos 1980 e 1990 depois de alcançar o topo da Billboard UK na estreia em março. O álbum inteiro da cantora nos transporta para uma discoteca que nos faz dançar com a batida pop funk.

Um dos destaques do projeto é a faixa "Break My Heart". Se o ritmo pareceu familiar é porque ele realmente é. A canção tem interpolações de "Need You Tonight" (1987), da banda INXS.  Para além da guitarra, o vídeo da música parece ter saído direto das décadas passadas.

+++LEIA MAIS: 6 shows incríveis de artistas pop para assistir na íntegra: Billie Eilish, Dua Lipa e mais

Com muita purpurina, presilhas, blazers em tons pastéis vivos, saias curtas e meia-calça, toda a estética do clipe dirigido por Henry Scholfield é tão retro quanto a faixa. Podemos até fazer um paralelo com as roupas clássicas de Dua com as do ícone da moda do filme As Patricinhas de Beverly Hills (1995), Cher. O figurino da cantora poderia facilmente ter saído do longa norte-americano. 

No clipe, obviamente não podia faltar outros elementos das décadas passadas, como carros mais clássicos, até bola de chiclete e a própria pista de dança. Inclusive, a artista já deixou para os fãs uma coreografia incrível e viciante. 

+++ LEIA MAIS: Afinal, o que é ser diva pop em 2020? Lady Gaga e Taylor Swift se enquadram? [ANÁLISE]

Outro destaque do projeto da artista é "Physical". Dua lançou um vídeo alternativo para a música intitulado "Let's Get Physical Work Out Video". Nele, a cantora se apresenta como uma instrutora e ensina os espectadores a malharem enquanto dançam.

O clipe dirigido por Daniel Carberry é claramente inspirado nos vídeos de treinos famosos da década de 1980. Com maiôs, polainas, snickers brancos e shorts colados, as figuras do vídeo se mostram verdadeiros instrutores que sempre incentivam os alunos e avisam na hora da pausa da hidratação.

Os vários gráficos de neon e efeitos visuais em cores só deixam o projeto ainda mais temático e incrível. O cuidado em traduzir os principais elementos da década no clipe foi muito bem construído. Se você tem dúvidas, é só comparar o vídeo de Dua com a produção de Jane Fonda, dos anos 1980:


Referências da cultura pop com Ariana Grande


Ariana Grande lançou o clipe de "Thank U, Next" em 2018. O divertido clipe da cantora é inteiramente construído com base em referências da cultura pop dos anos 1990 e início dos anos 2000 que nos fazem reviver o passado próximo. 

Com direção de Hannah Lux Davis, o clipe é cheio de uma nostalgia reconfortante. Podemos encontrar cenas recriadas dos filmes Meninas Malvadas (2004), As Apimentadas (2000), De Repente 30 (2004) e Legalmente Loira (2001).

+++ LEIA MAIS: Justin Bieber e Ariana Grande despencam nas paradas - e a culpa, em partes, é de Lady Gaga

2000s movie x Thank you next pic.twitter.com/OtJ9scvqJ1

— 𝐚𝐧𝐢𝐪𝐮𝐞 (@caIlmeneedy) November 30, 2018

Pela letra da música, é coerente a escolha por longas de comédia romântica para acompanhar o desabafo pessoal e amoroso dela. A artista se empolgou nas referência e até colocou um pouco da música de Noviça Rebelde (1965) em "Thank U, Next".


Normani e a homenagem a artistas dos anos 1990 e 2000


Normani é o exemplo de artista pop que traduziu de maneira impecável a estética dos anos 1990 e início dos 2000. Existe algo mais retrô do que esperar para um clipe ser lançado na televisão em determinado horário?

A ex-integrante do girlband Fifth Harmony homenageou diversas artistas dessas décadas que marcaram a indústria pop. Até na própria roupa de Normani é evidenciado o tributo aos anos passados, com o escrito "1996".

+++ LEIA MAIS: Um ano após o triunfo de Billie Eilish na indústria do pop - para onde vamos?

A coreografia, os cenários, o piercing no umbigo, snickers brancos e as roupas são perfeitos exemplos da estética vintage. A quadra de basquete, por exemplo, é inspirada no mesmo espaço visto em " ...Baby One More Time", primeiro single de Britney Spears lançado em 1998. 

Os shorts curtos e o top cropped branco são referências diretas à Beyoncé, no clipe de "Crazy In Love", de 2013. As danças nas ruas em uma espécie de guerra com o pretendente amoroso relembram "I'm Real", de Jennifer Lopez, e "Dilemma", parceria entre Nelly e Kelly Rowland. A música de Normani é incrível, dançante e divertida, e o clipe é um show à parte. 


A máquina do tempo de Charli XCX e Troye Sivan

"Eu só quero voltar, voltar a 1999/Eu só quero voltar Cantar: Hit Me, Baby, One More Time/Quero voltar, quero voltar". É assim que começa a música de Charli XCX e Troye Sivan, intitulada "1999". Numa mistura de paródia e homenagem, a dupla não poupou referências e fez um tributo à indústria do entretenimento do final dos anos 1990.

Se no começo do clipe acompanhamos Charli XCX com um iPhone, depois só conseguimos lembrar e dar uma risada reconfortante do Nokia azul. Outros elementos dos anos 1990? De novo os tênis brancos, o jogo The Sims, um relógio Go-Back e outros.

+++ LEIA MAIS: Fomos a uma balada online (sim, elas existem) e contamos como isso acontece

O clipe também faz referência a músicos que se destacaram na época, como Justin Timberlake, TLC, Eminem, Backstreet Boys e Spice Girls, além de filmes como Titanic, A Bruxa de Blair e Matrix.

Por ser um tributo, o clipe abusou da estética dos anos 1990 sem dó. A tela verde, efeitos duvidosos (mas inovadores na época) e tipografia única marcam presença no vídeo engraçado e saudosista.


SZA com o compilado de estética noventista

Os anos 1990 já voltam com a participação de Justin Timberlake, ex-N' Sync, que marcou a trajetória das boybands no mundo. Ao lado de SZA, os dois trazem as baladas pop de volta e se divertem em um clipe brilhante - tanto no visual como na ideia.

Dois dos destaques do vídeo são: o uso da lente "olho de peixe" e o cenário que parece uma mistura de nave e uma bola de disco gigante. O clipe de 2020 só serviu para mostrar a aposta dos artistas pop em uma pegada retrô-futurista nostálgica e impossível de não gostar.


+++ A PLAYLIST DO RUBEL

música notícia Pop DUA LIPA Lady Gaga 1990 viagem no tempo Chromatica 2000 Ariana Grande estética retrô

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja