Carta liberada foi assinada por mais de 300 artistas negros, além de organizações
Redação Publicado em 24/06/2020, às 19h28
Em carta aberta planejada por Tessa Thompson (estrela da Marvel), Kendrick Sampson (de Insecure) e co-fundadores do Black Lives Matter, foi exigido que a indústria apoie a retirada da polícia de Hollywood e invista na comunidade negra.
A carta foi divulgada com exclusividade pela Variety e mais de 300 artistas negros assinaram o documento, além de outras organizações. Alguns atores que participaram são: Chadwick Boseman, Anthony Mackie, Michael B. Jordan, Danai Gurira, Idris Elba, Issa Rae, Zoe Kravitz, Octavia Spencer, Viola Davis e outros.
+++LEIA MAIS: George Floyd: ouça as músicas do homem brutalmente assassinado por policiais nos EUA
"Temos a capacidade de usar nossa influência para imaginar e criar um mundo melhor. No entanto, histórica e atualmente, Hollywood incentiva a epidemia de violência policial e a cultura anti-negra", diz a carta.
"A maneira como Hollywood e a grande mídia contribuíram para a criminalização do povo negro, a deturpação do sistema legal e a glorificação da corrupção e violência policial tiveram consequências terríveis na vida dos negros. Isso inclui histórias que demonizam nossa saúde mental como violenta".
O documento continua e pontua como os retratos hollywoodianos "incentivam policiais como Derek Chauvin, o assassino de George Floyd". Também, a carta evidencia sobre o impacto que as produções feitas pela comunidade sofrem: "Quando temos a rara chance de contar nossas histórias, nossos processos de desenvolvimento, produção, distribuição e marketing geralmente são prejudicados, filtrados e manipulados pelo olhar branco".
A carta assinada por mais de 300 artistas enfatiza: "Como Hollywood tem sido uma grande parte do problema, exigimos que faça parte da solução. Nós, como negros, trazemos imenso e incomensurável valor cultural e econômico à indústria".
"Exigimos que Hollywood: desista da polícia, desista do conteúdo anti-negro, invista em nossas carreiras, invista no conteúdo anti-racista, invista na nossa comunidade", continuou a declaração, antes de direcionar os leitores para uma lista com a continuação dos pedidos.
Os organizadores indicam que a indústria de Hollywood deve "reconhecer seu papel e assumir a responsabilidade de reparar os danos e ser uma parte proativa da mudança".
+++ LEIA MAIS: Kanye West paga faculdade de filha de 6 anos de George Floyd
A declaração foi liberada em meio aos protestos antirracistas que tomaram os Estados Unidos após o assassinato de George Floyd, homem negro morto por um policial branco.
Leia a íntegra da carta aqui.
+++ A PLAYLIST DO SCALENE
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja