<b>NA COVA DOS LEÕES</b> Para Somos Tão Jovens, Mendonça precisou aprender a cantar como Renato Russo - Jorge Bispo

“Eu acho que esse lance de cantar é um ato de coragem”, diz ator que interpreta Renato Russo em filme

Recriando a vida do líder do Legião Urbana em cinebiografia, Thiago Mendonça tenta encontrar a própria voz

Antônio do Amaral Rocha Publicado em 30/04/2013, às 16h12 - Atualizado às 16h17

Quando o ator Thiago Mendonça era criança, a família dele o achava fisicamente semelhante ao galã Lauro Corona, morto em 1989. “Sempre quis ser igual a ele, pena que tenha nos deixado tão cedo”, diz o carioca de 32 anos, dono de uma pequena coleção de personagens vividos no cinema (entre eles o Luciano de 2 Filhos de Francisco e o garoto que leva safanões do Capitão Nascimento em Tropa de Elite). Atualmente, é no teatro que ele dá vazão ao instinto criativo, apesar de algumas aparições em novelas desde 2000. Mas o verdadeiro pulo do gato na carreira se dará com o filme Somos Tão Jovens, que estreia nesta sexta, 3, no qual Mendonça teve a chance de experimentar o papel de protagonista, recriando os passos do lendário Renato Russo.

“As coisas acontecem como têm que ser”, ele diz, relembrando como ganhou o papel. “A Fernanda, esposa do Dado Villa-Lobos, estava assistindo à televisão e ligou para o Luiz Fernando Borges, o corroteirista do filme. Disse: ‘Ligue a TV, que você vai ver o Renato do seu roteiro’.”

“Eu liguei meu radar pra tudo que dizia respeito ao Renato, mas fui me aproximando aos poucos”, Mendonça conta. “Viajei pra Londres, e no início de 2011 foi dada a largada do filme. E aí costumo dizer que eu entrei em órbita”, confessa, fazendo trocadilho com Órbita, o nome do estúdio de Carlos Trilha, produtor que o ensinou a tocar violão e a cantar parte do repertório do Legião Urbana. Somos Tão Jovens não traz qualquer tipo de dublagem: o próprio ator toca e canta, tal qual foi o desejo do diretor Antonio Carlos da Fontoura. “Fui ouvir o punk rock inglês, as bandas psicodélicas da Califórnia dos anos 70, ouvi muito Jerry Adriani e Elvis Presley”, ele enumera. “Desses ícones todos fui me alimentando.” O aperfeiçoamento musical acabou incorporado à vida prática. “Sou ator e sempre que a minha ferramenta vocal for necessária para algum trabalho, eu vou usar. Mas a minha onda é atuar”, define. “Eu acho que esse lance de cantar é um ato de coragem.”

Assista abaixo ao trailer de Somos Tão Jovens:

filme renato russo legião urbana Somos Tão Jovens Thiago Mendonça

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja