NEIL GAIMAN

Ex-esposa de Neil Gaiman se pronuncia sobre acusações de abuso do autor

As alegações contra o escritor britânico Neil Gaiman incluem relatos de sexo violento e práticas de BDSM sem consentimento prévio

Felipe Grutter (@felipegrutter)

Publicado em 16/01/2025, às 09h30
COMPARTILHE
- Neil Gaiman e Amanda Palmer em 2019, quando eram casados (Foto: David M. Benett/Dave Benett/WireImage)

Autor de livros como Coraline (2002), Good Omens (1990) e O Livro do Cemitério (2008), Neil Gaiman foi acusado por diversas mulheres de agressão sexual e má conduta. Agora, após ele se pronunciar e negar as alegações, Amanda Palmer, ex-esposa do escritor, abordou o assunto publicamente.

Em declaração ao NME, Palmer se pronunciou por meio de um representante. "Embora a Sra. Palmer esteja profundamente perturbada com as alegações de que o Sr. Gaiman abusou de várias mulheres, neste momento sua principal preocupação é, e deve continuar sendo, o bem-estar de seu filho e, portanto, para proteger sua privacidade, ela não tem comente essas alegações," afirmou.

Como há processos de custódia e divórcio em andamento, não posso fazer comentários públicos. Por favor, entenda que sou antes de tudo uma mãe. Peço privacidade neste momento.

Relembre o caso

Em julho de 2024, a Tortoise Media lançou um podcast abordando as alegações contra o escritor. Intitulado Master, o programa trata ao longo de seis episódios sobre acusações feitas contra ele por duas mulheres.

Já em texto publicado pela New York Magazine em janeiro de 2025, a jornalista Lila Shapiro conversou com oito mulheres que alegam ter experienciado comportamentos semelhantes por parte de Gaiman. Metade delas também participou do podcast. Entre as mulheres estão a babá do filho do escritor com Amanda Palmer, sua ex-esposa, a zeladora de uma propriedade dele em Woodstock, uma fã e uma mulher que alegou que ele tentou agredi-la sexualmente em seu ônibus de turnê. Muitas das acusadoras falam da preferência do autor por sexo violento e a prática de atividades de BDSM sem consentimento prévio. Ele nega todas as acusações.

+++LEIA MAIS: Neil Gaiman revela que sabotou filme de Sandman: 'Roteiro muito estúpido'
+++LEIA MAIS: Série de Neil Gaiman na Netflix é cancelada após acusações de abuso
+++LEIA MAIS: Neil Gaiman se candidata a sair de Good Omens após acusações
+++LEIA MAIS: Neil Gaiman, escritor britânico, enfrenta acusações de abuso; veja novos detalhes
+++LEIA MAIS: Neil Gaiman nega acusações de abuso: 'Nunca me envolvi em atividade sexual não consensual com ninguém'

TAGS: assédio, divórcio, abuso, neil gaiman, agressão sexual, acusações, amanda palmer