Digão, vocalista do Raimundos, durante a gravação do filme/álbum ao vivo acústico - Pablo Vaz

Exclusivo: Assista a um making of do DVD acústico do Raimundos

Dinho Ouro Preto e Marcão, ex-Charlie Brown Jr, comentam a gravação do trabalho, a ser lançado nos próximos meses

Redação Publicado em 17/04/2017, às 15h11 - Atualizado às 15h49

O Raimundos está prestes a lançar o primeiro disco e filme ao vivo em formato acústico da carreira. Nesta segunda, 17, o grupo revela – com exclusividade pelo site da Rolling Stone Brasil – uma amostra do lançamento: um making of sobre as apresentações acústicas que deram origem ao trabalho.

Desde que retornou às atividades, em 2007, o Raimundos lançou o álbum ao vivo Roda Viva (2011) e depois o disco de inéditas Cantigas de Roda (2014). Ainda em 2014, o trabalho rendeu outro lançamento ao vivo, o Cantigas de Garagem, que registra a banda tocando as então novas faixas em estúdio. Todos eles, contudo, contam com a configuração tradicional de guitarras e instrumentos elétricos.

“Sentimos que era hora de fazer algo bem no sentido contrário, sempre quis ver como ficaria o Raimundos acústico pra valer”, comenta Digão, atual vocalista e guitarrista do grupo (o cantor da formação original, Rodolfo Abrantes, deixou a banda em 2001). “As músicas do Raimundos têm muita ‘canção’ atrás das paredes sonoras das guitarras – e isso facilitou demais a conversão [para o formato desplugado].”

O Raimundos registrou o material do acústico em shows em Curitiba, em novembro do ano passado. Além de Digão, os outros integrantes regulares da banda – Canisso no baixo, Caio Cunha na bateria, Marquim na guitarra – foram acompanhados por Marcão, ex-guitarrista do Charlie Brown Jr, no violão, Jorge Bittar, no piano, e Renato Azambuja, na percussão.

Os arranjos foram criados com as participações de Alexandre Brasolim e Juliane Weingartner (violinos), Samuel Pessatti e Péricles Gomes (cellos), Felippe Pipeta (trompete), Pedro Vithor (sax barítono) e Will (trombone). Entre as participações especiais estão nomes como Dinho Ouro Preto, Ivete Sangalo, Alexandre Carlo (Natiruts), Oriente e Fred Castro, ex-baterista da banda.

“Em algumas músicas mexemos bastante nos arranjos, mas sem perder a pegada, e em outras não tinha muito o que fazer além da levada acústica”, explica Digão, que foi acompanhado até pelo filho, Rick, na performance de “I Saw You Saying”. “Mexemos bastante nos arranjos de cordas, metais, teclados e percussão, que engrandeceram de uma tal forma que trouxe um peso diferente, um peso orgânico muito interessante.”

Assista ao making of do trabalho acústico do Raimundos abaixo.

O Raimundos faz a apresentação de lançamento da turnê correspondente ao DVD e disco acústico no Teatro Bradesco, em São Paulo, no próximo dia 6 de maio (os ingressos já estão à venda).

Abaixo, assista à primeira amostra do acústico, o vídeo de "Bonita".

filme música são paulo Curitiba Rick raimundos DIGÃO ivete sangalo filho acústico DVD canisso teatro bradesco Natiruts charlie brown jr. bonita making of i saw you saying marquim caio cunha renato azambuja alexandro carlos

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja