Clipe de De Onde Eu Venho é lançado no Dia da Consciência Negra
Pedro Antunes Publicado em 20/11/2018, às 10h00
"Não, eu não venho da quebrada, eu sou além disso". Dessa forma, o rapper Edi Rock introduz "De Onde Venho", seu novo single, que ganha videoclipe nesta terça-feira, 20, mesma data na qual é celebrado o Dia da Consciência Negra - assista ao vídeo no player abaixo.
Com rap e funk, o Edi Rock rima ao lado de MC Pedrinho, autor da faixa, sobre origens. "De geração a geração necessitamos falar as mesmas coisas, como se fosse uma escola com a mesma aula e a mesma matéria", diz o rapper, que ganhou projeção nacional com o grupo Racionais MC's.
Ele segue: "A matéria em questão seria sobre raízes, de quem somos e que não podemos esquecer de onde viemos. Foram esses questionamentos que eu fiz quando escutei a música pela primeira vez. A faixa me conquistou pela base, que é atual, e pelo refrão. E eu me fiz essa pergunta: ‘de onde você veio, Edi Rock?’. E fui em busca da minha resposta.”
+++ ENTREVISTA: Edi Rock defende ida à Globo e ressalta que veio do rap de raiz
"De Onde Eu Venho", portanto, vai lém da "quebrada" citada pelo rapper. "Eu venho dos meus pais e meus pais são do Nordeste. Eu fui ao Nordeste para procurar minhas origens e, não, não é apenas o Nordeste. De onde vieram os meus ancestrais?"
Edi Rock continua: "Eles vieram da África e, na verdade, todos nós viemos de lá de alguma forma. Foi aí que eu percebi que isso precisa ser repensado: as nossas raízes, ideológicas, de protesto, de superação, de motivação. Principalmente, no momento que estamos atravessando no país."
O single, lançado em parceria com a gravadora Som Livre, sucede "Sonhos Em Construção", outra faixa lançada neste ano. As duas irão integrar o novo álbum do rapper, a ser lançado em 2019.
"De Onde Eu Venho" funde gêneros que dão voz à periferia - e é proposital. Edi e MC Pedrinho propõem esse resgate estético e sonoro. A produção é assinada por DJ Kalfani, filho do KL Jay (também do Racionais MC's), e DJ Cuca.
O videoclipe exibe imagens registradas em pontos históricos de Salvador, na Bahia de onde vem o pai de Edi Rock, e na Vila Maria, em São Paulo, bairro de MC Pedrinho.
O lançamento de "De Onde Eu Venho" será acompanhado por um hotsite criado em parceria com Ale Santos, publicitário e escritor especialista em narrar histórias do povo negro no Twitter.
Santos se propõe a trazer fatos históricos para as estrofes e versos da música de Edi Rock e MC Pedrinho. Para acessar o hotsite, clique aqui.
"De Onde Eu Venho" está disponível em todas as plataformas digitais (escolha a sua aqui). Assista ao clipe, lançado com exclusividade pela Rolling Stone Brasil, abaixo:
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer