Guilherme “Peixe” D’Almeida, Gabriel Basile e Tim Bernardes, os integrantes do Terno, em foto de 2016 - Felipe Poroguer/Divulgação

Exclusivo: O Terno explora estúdio no primeiro single do novo álbum; ouça “Culpa”

Primeira amostra do terceiro disco da banda, faixa ganha vida nesta terça, 2, acompanhada por um videoclipe

Lucas Brêda Publicado em 02/08/2016, às 11h03 - Atualizado em 07/08/2016, às 12h05

Há cerca de dois anos, O Terno lançou o segundo álbum (autointitulado) da carreira, trabalho que marcou a ascensão do trio. Nesta terça, 2, eles revelam a primeira amostra do sucessor de O Terno (2014), o single “Culpa”, que ganha vida – com exclusividade no site da Rolling Stone Brasil – acompanhado por um videoclipe.

LEIA TAMBÉM

Assista ao clipe de “Ai, Ai, Como Eu Me Iludo”, do Terno

[Cobertura] O Terno tocou no Vaca Amarela 2015

[Resenha] O Terno – O Terno (2014)

Faixa de abertura do terceiro álbum do O Terno, “Culpa” é uma balada mínima e repleta de detalhes. “É isso de construir uma música cheia de elementinhos formando um todo”, diz o vocalista, Tim Bernardes, em entrevista à Rolling Stone Brasil, citando o clássico Pet Sounds (1966), dos Beach Boys, como influência. “Algo menos de power trio, mas que também não é big band nem orquestra.”

O clipe de “Culpa” retrata justamente a exploração de pequenos elementos de forma periférica na construção da música. O trio – também formado por Guilherme “Peixe” D’Almeida e Gabriel Basile – aparece “dublando” e gravando overdubs na própria canção. Eles também são mostrados vestindo branco, em um fundo branco, interpretando o single.

Conheça “Culpa” abaixo.

O terceiro disco do Terno tem lançamento agendado para este mês, pela Natura Musical. Gravado no estúdio Canoa – com apoio do parceiro de longa data da banda, Guilherme Jesus Toledo –, o álbum expande a sonoridade “básica” do trio com sopros (tocado por integrantes dos grupos Bixiga 70 e Charlie & Os Marretas), cordas (Felipe Pacheco, do Baleia) e harpa (Marina Mello), entre outros instrumentos.

“Acho que tem músicas mais pop e outras mais malucas do que qualquer coisa que já fizemos”, define Bernardes. Basile – baterista que debuta em estúdio com o Terno neste álbum – esclarece, em tom de brincadeira: “É como se tivéssemos alastrado as margens, então, na média, ficamos na mesma.”

música disco novo Vídeo culpa Beach Boys terceiro disco tim bernardes o terno música nova biel basile guilherme d'almeida pet sounds natura musical clipe novo guilherme peixe guilherme toledo gabriel basile 3º álbum estúdio canoa

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições