- Caixa-preta da cabine do avião ATR-72 que caiu em Vinhedo (Reprodução/TV Globo)
Acidente

FAB nega que Jornal Nacional tenha obtido acesso às caixas-pretas de ATR-72

Em nota, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) "assegura que nenhum veículo de imprensa teve acesso" aos gravadores de voo; em reportagem publicada nesta quarta (14), JN afirma ter tido acesso exclusivo às transcrições

Redação Publicado em 15/08/2024, às 10h35

A Força Aérea Brasileira (FAB) negou que qualquer veículo de imprensa tenha tido acesso aos registros das caixas-pretas do avião ATR-72, da Voepass, que caiu em Vinhedo, São Paulo, na última sexta-feira, 9. O pronunciamento aconteceu nesta quarta-feira (14), horas após a divulgação, pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, de supostos trechos da transcrição do aparelho.

Em nota, divulgada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), a FAB destaca que "segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica - CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944". A Lei nº 7.565/1986 dispõe sobre o Direito Aeronáutico Brasileiro, o Decreto nº 9.540/2018 dispõe sobre o sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos e o Anexo 13 à CACI dá as diretrizes para a atuação dos organismos que são encarregados das investigações de acidentes em cada país.

Jornal Nacional e o acesso às gravações

Segundo a reportagem, o Jornal Nacional teria obtido com exclusividade trechos da transcrição realizada pelo Cenipa dos gravadores de voo da aeronave operada pelo Voepass, antiga Passaredo.

De acordo com os supostos dados, o voo o ATR 72-500 teria perdido altitude repentinamente; eles ainda detalhariam uma pergunta supostamente feita pelo copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva. A reportagem ainda descreve um tempo aproximado de um minuto da constatação da perda de altitude até a queda, além do registro de gritos e de uma reação da tripulação.

Segundo o G1, a investigação preliminar apontaria que a "análise do áudio da cabine, sozinha, não é capaz de cravar uma causa aparente para a queda".

O que diz a FAB?

A nota do Cenipa, editada pelo Capitão Tanaka e disponível no site da FAB, a Força Aérea Brasileira "reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como pelo respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente". Confira o texto da nota na íntegra:

Acidente aeronáutico envolvendo a aeronave de matrícula PS-VPB em Vinhedo (SP)
A FAB, por meio do CENIPA, assegura que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), assegura que nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08).

O CENIPA destaca, ainda, que segue estritamente os protocolos específicos estabelecidos pela Lei nº 7.565/1986 (Código Brasileiro de Aeronáutica - CBA), pelo Decreto nº 9.540/2018 e pelo Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional, de 1944.

Por fim, a FAB reitera seu compromisso com a transparência e a seriedade na condução das investigações, bem como pelo respeito à dor dos familiares das vítimas envolvidas no acidente.

Publicada em: 14/08/2024 23:46
Fonte: CENIPA
Edição: Cap Tanaka

 

acidente caixa preta Voepass avisão atr72

Leia também

Sean 'Diddy' Combs é preso por abuso e tráfico sexual


Jordan Chiles recorre da decisão sobre medalha na Suíça um mês após Olimpíadas


Perry Farrell pede desculpas após agredir Dave Navarro durante show do Jane’s Addiction


Vocalista do Journey, Arnel Pineda, reconhece dificuldades em show no Rock in Rio 2024


Paul Anka não sabia que tinha co-escrito o 1º hit póstumo de Michael Jackson


Turnê da Jane's Addiction é cancelada devido ao 'padrão de comportamento' de Perry Farrell