. - Reprodução/Facebook

Facebook e Instagram criam parceria inédita para Rock in Rio 2014

O objetivo é tornar o festival ainda mais interativo, diz representante das plataformas

Luísa Jubilut Publicado em 29/05/2014, às 19h38 - Atualizado às 20h04

As redes sociais são papel fundamental em festivais de música. As pessoas compartilham fotos, comentários, vídeos dos shows com hashtags e chegam a aparecer no telão dos eventos. Com o Rock in Rio – Lisboa, não seria diferente. Este ano, a organização do festival anunciou uma parceria inédita entre o Facebook e o Instragram. Nos cinco dias de apresentações – que começaram no dia 25 e vão até 1º de junho – todos os acontecimentos ficam em destaque nas duas redes sociais. Os presentes podem usar a hashtag #rockinriolisboa.

“O público que frequenta festivais está ali não apenas pela música e pelos shows, mas também pela experiência, pela confraternização com amigos”, diz Christian Roçâs, líder da área de Parcerias Estratégicas do Facebook e Instagram no Brasil, à Rolling Stone Brasil. “Por essa razão, utilizam bastante o Instagram e o Facebook para contar e compartilhar esses momentos. No caso do Rock in Rio, estamos ampliando a parceria e desenhando juntos novos formatos criativos para tornar o festival ainda mais interativo antes, durante e após o evento. ”

Enquetes, as reproduções de fotos no telão citadas anteriormente, e uma série de entrevistas serão algumas das ações programadas para a parceria. “O ‘Face to Face’ é uma ferramenta que permite perguntas e respostas no Facebook”, explica ele. Os usuários podem postar suas dúvidas e comentários que serão respondidos em tempo real pelos músicos. “É uma ferramenta simples e que não qualquer recurso especial.”

Entre os artistas que se já se apresentaram no festival estão Robbie Williams, Ivete Sangalo, os Rolling Stones, Arcade Fire, Lorde, Ed Sheeran e Justin Timberlake sobem ao palco português neste fim de semana. “A música, por si só, já é um dos assuntos mais comentados em redes sociais. Essa presença já é garantia de que a audiência está nas redes e, mais do isso, interessada em compartilhar e acompanhar assuntos e conteúdos relacionados ao mundo da música ou a seus ídolos”, analisa Roçâs. “Ao entrarem e participarem ativamente das redes, mais do que compartilhar informações, os festivais passam a fazer parte da conversa, abrem um canal para que fãs de música e o seu público possam acompanhar e interagir com um conteúdo que seja relevante para sua realidade.”

música Instagram rolling stones ivete sangalo lorde arcade fire Facebook rock in rio lisboa rock in rio 2014 obbie Williams

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições