A família de Bob Marley perdeu o processo por direitos sobre cinco de seus discos - AP

Família de Bob Marley perde processo por direitos autorais

De acordo com a decisão da justiça norte-americana, os direitos sobre as gravações de cinco álbuns do músico jamaicano pertecem ao Universal Music Group

Da redação Publicado em 13/09/2010, às 19h30

A família de Bob Marley perdeu a ação judicial em que pedia os direitos autorais de várias gravações famosas do músico, segundo informou a agência de notícias Reuters nesta segunda, 13.

Os nove filhos de Marley e sua viúva, Rita, processaram o Universal Music Group por explorar sem pagar royalties várias "gravações essenciais" do músico, que morreu de câncer em 1981. Caso vencesse a batalha na justiça, a família receberia milhões de dólares em indenização.

Os discos em questão - Catch a Fire, Burnin', Natty Dread, Rastaman Vibrations e Exodus - foram gravados com a banda de Marley, The Wailers e contêm grandes sucessos do músico, como "Get Up, Stand Up", "I Shot the Sheriff", "No Woman, No Cry" e "One Love". De acordo com a decisão da juíza Denise Cote, de Manhattan, que julgou o caso, a UMG Recordings, do Universal Music Group, é a dona desses cinco álbums que o ícone do reggae gravou para a Island Records entre 1973 e 1977.

A justificativa seria o fato de serem trabalhos que a legislação norte-americana chama de "feitos por aluguel": esse termo estipula que o "autor" de uma certa produção intelectual é, na verdade, a empresa que requisita o trabalho, não o empregado que o realizou. A família do jamaicano também havia pedido os direitos sobre downloads digitais, mas a juíza os negou e ainda marcou uma data para as duas partes se encontrarem e tentarem chegar a um acordo. A reunião acontecerá em 29 de outubro.

umg bob-marley rita-marley the-wailers

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja