- Stephen King (Foto: Thos Robinson/Getty Images) e JK Rowling (Foto: Joel Ryan/AP)
Polêmica

Fãs criticam Stephen King por elogiar novo livro de J. K. Rowling

Em 2021, J. K. Rowling bloqueou Stephen King nas redes sociais após o autor defender mulheres trans

Felipe Grutter (@felipegrutter) Publicado em 26/10/2023, às 16h35

Após elogiar The Running Grave, novo livro de J. K. Rowling, criadora de Harry Potter responsável por realizar diversos comentários transfóbicos, Stephen King foi duramente criticado por fãs. A obra foi assinada por Robert Galbraith, pseudônimo da autora.

"Esta é J. K. Rowling no melhor, relembrando a pura legibilidade dos livros de Harry Potter, mas muito mais sombrio. Isso me ajudou a passar por um momento difícil," escreveu King em publicação feita no X, anteriormente conhecido como Twitter.

++LEIA MAIS: O filme de terror recente que Stephen King recomenda: 'Verdadeiramente único'

Vale lembrar como, em 2021, King se posicionou contra os comentários transfóbicos de Rowling - e foi até bloqueado por ela no Twitter. "Talvez não promova a venda de livros de um autor que está financiando ativamente grupos e políticas anti-trans," lamentou uma internauta. "Estou feliz que você tenha gostado do livro, mas gostaria que você reconsiderasse a promoção de uma autora que é prejudicial às comunidades marginalizadas no futuro," disse outra.

THE RUNNING GRAVE, by Robert Galbraith: This is J.K. Rowling at her best, recalling the sheer readability of the Harry Potter books, but much darker. This got me through a difficult time.

— Stephen King (@StephenKing) October 26, 2023

Maybe don’t promote the book sales for an author who is actively funding anti-trans groups and policies 🤷🏼‍♀️

— Jade 🏳️‍⚧️🖖🏻 20% off OF (@JadeAllDayUSA2) October 26, 2023

Em 2021, o escritor falou com The Daily Beast sobre o momento no qual foi bloqueado por J. K. Rowling no Twitter. "Jo me cancelou. Ela meio que me bloqueou e tudo mais," afirmou. "O problema é o seguinte: ela aceita sua opinião. É assim que o mundo funciona."

Se ela pensa que as mulheres trans são perigosas, ou que as mulheres trans de alguma forma não são mulheres, ou qualquer problema que ela tenha com isso – a ideia de que alguém 'mascarado' como mulher vai agredir uma mulher 'real' no banheiro – se ela pensa que ela acredita em todas essas coisas, ela tem direito à sua opinião.

++LEIA MAIS: Stephen King quase perdeu casamento por conta da música 'Mambo No. 5'; entenda

"E então alguém tuitou para mim: 'Você acha que mulheres trans são mulheres?' e eu disse: 'Sim, acredito.' E foi por isso que ela ficou com raiva – minha opinião. É como diz o velho ditado: 'Não concordo com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo,'" continuou. "Então ninguém ‘cancelou’ J. K. Rowling. Ela está bem. Eu apenas senti que a crença dela estava, na minha opinião, errada. Temos opiniões diferentes, mas a vida é assim."

Livro Stephen King j. k. rowling robert galbraith The Running Grave

Leia também

Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições


Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral