- Blackpink no Coachella (Foto: Rich Fury/Getty Images for Coachella)

Fãs de K-pop lançam plataforma de ação climática; conheça o Kpop4Planet

Com fã-clubes de 98 países e mais de 100 milhões de integrantes, jovens engajam o ativismo ambiental

Redação Publicado em 04/03/2021, às 14h49

Nesta quarta, 3, fãs de K-pop ao redor do mundo lançaram uma plataforma de ação climática, o Kpop4Planet, em apoio à Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas da ONU (COP26), que acontece em novembro, na Escócia.

Com fã-clubes de 98 países e mais de 100 milhões de integrantes, jovens engajam o ativismo ambiental e, mais uma vez, os fãs do k-pop protagonizam uma causa para fazer do mundo um lugar melhor. É possível acompanhar o Kpop4Planet no Twitter, Instagram, Facebook (@Kpop4Planet).

+++LEIA MAIS: Fãs do BTS arrecadam R$50 mil para ajudar hospitais de Manaus


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


De acordo com as informações divulgadas à imprensa, o Kpop4Planet tem o objetivo de investir na poderosa capacidade de engajamento do K-pop e criar campanhas para pressionar empresas e governos a agirem em defesa do futuro.

Com a urgência e necessidade de agir em relação às mudanças climáticas, a organizadora da plataforma, Nurul Sarifah, explica que fãs espalhados por todo o mundo já estavam se unindo pela causa. 

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: BTS merecia muito mais do que apenas 1 indicação - e provamos isso

"A mudança climática é a crise de nossa geração. Os fãs de K-pop são principalmente pessoas da geração Z e millennials. Então somos os que serão mais severamente afetados pelas decisões tomadas agora. Lutar pela justiça climática significa lutar pelo nosso futuro", diz Nurul em comunicado à imprensa. 

Ela completa: "Imagine se 100 milhões de fãs participarem juntos da ação climática - será a voz mais poderosa da mudança. Esperamos que mais pessoas se juntem à luta para desfrutar do K-pop em um planeta habitável."

+++LEIA MAIS: Quanto o Blackpink recebe pelo canal no YouTube?

Nayeon Kim, organizadora da plataforma Kpop4Planet na Coreia e ativista do movimento Jovens pelo Clima (Youth 4 Climate Action), acrescenta: "Não podemos ignorar este problema porque muitos fãs do K-pop são adolescentes."

Vale lembrar que, em fevereiro, JiSoo, Jennie, Rosé e Lisa - as quatro integrantes do Blackpink, um dos maiores grupos de k-pop - foram nomeadas defensoras oficiais da COP26. O reconhecimento vem logo após um vídeo produzido pelas artistas, e publicado em dezembro, viralizar nas redes sociais e chamar a atenção dos fãs para a gravidade da crise climática global.

+++LEIA MAIS: As integrantes do Blackpink podem namorar?

Ativismo no k-pop

O ativismo entre os fãs de K-pop, inspirados pelos ídolos, não é uma novidade. Ao redor do mundo, fãs criam ações e engajam urgentes questões sociais e políticas. 

Fãs indonésios de K-pop, por exemplo, fizeram campanhas nas redes sociais pela preservação de florestas no país e em outras nações do Sudeste Asiático, como Papua - e tiveram um grande retorno. Já na China e na Coreia é comum organizar mutirões de plantios de florestas em comemoração ao aniversário de artistas do pop coreano. 

+++ LEIA MAIS:  Review: BTS é milimétrico com disco Map Of The Soul: 7 ao entregar uma declaração de amor ao Army


+++ FBC E VHOOR REFLETEM SOBRE HIP-HOP: 'MÚSICA É PARA SER SENTIDA' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

notícia política K-Pop ação causa mudanças climáticas ativismo onu kpop4planet

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja