Eles usaram o Twitter para criticar uma recém-criada categoria para o K-pop e apontar a falta de indicações para o grupo
Redação Publicado em 24/07/2019, às 19h38
Os indicados à edição do VMA (Video Music Awards) de 2019, a premiação anual da MTV, foram anunciados nesta terça, 23, e causaram um alvoroço entre os fãs do BTS.
Isso aconteceu porque o grupo foi indicado a quatro categorias, sendo uma delas a recém-criada Melhor Artista de K-Pop. Além do BTS, concorrem ao prêmio BLACKPINK, Monsta X, NCT 127, EXO e Tomorrow X Together.
Apesar de terem alcançados números grandiosos no YouTube com o vídeo de "Boy With Luv", o grupo de K-Pop ficou fora das categorias principais, como Canção do Ano e Vídeo do Ano, situação que deixou os ARMYs (como são chamados os fãs do grupo) indignados.
O grupo também se revoltou com a adição da categoria específica para K-Pop e acusaram a premiação de racismo, já que acreditam que a designição impede o BTS de concorrer com artistas ocidentais. Para os fãs, isso enfatiza uma atitude segragacionista entre os ocidentais e os orientais. Assim, os fãs subiram a hashtag #VMAsRacist no Twitter.
+++ LEIA MAIS: Qual dos 7 integrantes do BTS é o mais popular?
No entanto, como uma das maiores premiações de música do mundo, criar uma categoria só para o movimento possivelmente tenha sido uma maneira de dar mais atenção para o BTS e outros grupos de K-Pop no mercado global.
Conforme a lista de indicações (veja aqui), o BTS concorre a Melhor Colaboração, Melhor Clipe de K-Pop, Melhor Direção de Arte e Melhor Coreografia por "Boy With Luv", feita com Halsey. Os destaques deste ano para os VMAs foram Taylor Swift e Ariana Grande (10 indicações cada), Billie Eilish e Lil Nas X (9) e Halsey, com 6, que domina também os títulos com BTS.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja