Semana de moda carioca elimina "marcas inexpressivas"; "paredão" ocorreu após consultas a jornalistas locais
Da redação Publicado em 04/05/2009, às 14h52
A organização do Fashion Rio, tocada desde o mês passado por Paulo Borges, diretor geral da São Paulo Fashion Week, liberou as marcas que formam o line-up desta edição, que acontece entre 5 e 10 de junho, no Pier Mauá.
Como noticiado na semana passada, o evento enxugou o número de desfiles: serão 30 marcas na linha de frente, em contrapartida às 45 da edição de outono/inverno, realizada em janeiro.
"A antiga organização já tinha me comunicado que o calendário ia diminuir, porque muitas grifes que desfilavam eram inexpressivas e também haveria uma redução no número de dias do Fashion Rio", havia antecipado, semana passada, ao site Chic (da jornalista e consultora de moda Gloria Kalil), Jacqueline de Biase, estilista da Salinas, uma das grifes confirmadas para esta temporada.
Caem fora Soul Seventy, Ivan Aguilar, Koolture, Eliza Conde, Elisa Chanan, Drosófila, Kylza Ribas, Chiaro, Luciana Galeão, Homem de Barro e Virzi, entre outras. A marca infantil Lilica Ripilica, que pertencia a um dos antigos patrocinadores e sempre abria a semana de moda carioca, repetindo vídeos promocionais antes de cada desfile, também foi cortada.
A Complexo B, de Beto Neves - que inovou ao convocar o ator Milton Gonçalves e a travesti Patrícia Araújo para o desfile de encerramento do mais recente Fashion Rio - também foi limada do calendário. A marca participava do evento desde a primeira edição, em 2002.
Segundo a Folha de S. Paulo, os critérios do "paredão" foram estabelecidos após consultas a jornalistas cariocas e à Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), responsável pelo evento. E, embora os cortes já tivessem sido anunciados, muitos estilistas foram pegos de surpresa. Caso de Ivan Aguilar, que já estava com a coleção praticamente pronta e teria desembolsado R$ 85 mil, além de dois patrocínios que somavam R$ 60 mil. Um desfile para plateia "mais seleta", em São Paulo, é o plano B do designer.
Em compensação, todas as quatro estreias da temporada passada - as cariocas Cláudia Simões e Ausländer, a mineira Printing e a pernambucana Francisca - constam no novo line-up, que você confere na lista abaixo.
. Acquastudio
. Alessa
. Apoena
. Aüslander
. Cantão
. Carlos Tufvesson
. Cavendish
. Claudia Simões
. Coven
. Espaço Fashion
. Filhas de Gaia
. Francisca
. Giulia Borges
. Graça Ottoni
. Juliana Jabour
. Lenny
. Luiza Bonadiman
. Mara Mac
. Maria Bonita Extra
. Melk Z Da
. Printing
. Redley
. Salinas
. Sta Ephigênia
. Têca
. Tessuti
. TNG
. Totem
. Victor Dzenk
. Walter Rodrigues
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