O projeto é uma iniciativa do Ministério da Cultura em parceria com a Elo e tem Maria Gadú e Pretinho da Serrinha como diretores musicais e cocriadores
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo) Publicado em 23/09/2024, às 10h00 - Atualizado às 11h23
Parcerias com artistas consagrados podem mudar o curso da carreira de artistas iniciantes. Esse é o objetivo do Elo Feat do Sonhos, iniciativa da empresa de pagamentos digitais e do Ministério da Cultura, para fomentar novos nomes no cenário nacional.
10 artista serão selecionados através de um edital público, para gravar um single com participação de grandes nomes da música regional nacional, sendo eles Daniela Mercury, Péricles, Gaby Amarantos, Bois Caprichoso e Garantido, Dona Onete e Suraras do Tapajós, Filipe Catto, Geraldo Azevedo, Lenine, Rappin’ Hood e Valesca Popozuda.
A direção musical do projeto fica por conta de outros artistas renomados: Maria Gadú e Pretinho da Serrinha, que também atuam como cocriadores e curadores dos 10 ritmos regionais, artistas convidados e produtores musicais.
"O projeto tem função de congregar composição, regionalidade, interpretação e novidade," reflete Maria Gadú. "O plano é tratar as canções e os ritmos com profundo respeito, não se limitando a caminhos, deixando acontecer."
+++LEIA MAIS: Luan Santana cancela participação no Rock in Rio; entenda
Pretinho da Serrinha explica que "segredo no Feat dos Sonhos é a troca com os produtores especialistas em cada gênero, para que tudo seja muito fiel e para que todos fiquem felizes com o resultado. Minha expectativa com o feat dos sonhos é poder participar da criação de um novo artista compositor. Quero olhar para essa carreira daqui a um tempo e poder dizer que fiz parte dessa história."
Tomas Gonzaga, diretor-geral e cocriador do projeto, explicou à Rolling Stone Brasil que "a estratégia de viabilizar feats entre novos nomes da música e grandes artistas — por meio de uma chamada pública — é o que faz o projeto se distinguir de outras iniciativas. Ao viabilizar estes encontros musicais, o projeto também promoverá a junção de audiências, colaborando assim com a formação de público dos talentos regionais.
“Como apoiadora incondicional da música brasileira, a Elo já tinha o desejo de criar oportunidades para alavancar a carreira de novos músicos. Para nós, é uma alegria muito grande viabilizar um projeto que valoriza 10 manifestações musicais regionais unindo esses talentos a artistas já consolidados”, completa Mel Pedroso, CMO da Elo.
+++LEIA MAIS: Alaíde Costa dobra o tempo e faz lançamento em vinil
Os selecionados receberão um prêmio inicial de R$10.000,00, os selecionados terão todas as despesas pagas para a gravação da sua música autoral em estúdio profissional com suporte de uma equipe de produtores consagrados, além de produção de um webclipe personalizado, sessão de fotos e produção de materiais para a divulgação da música.
O projeto ainda conta com parceiros como a OneRPM - que ficara responsável pela distribuição das faixas e pela B+Ca, agência especializada em música. As inscrições devem ser feitas no site oficial do projeto.
+++LEIA MAIS: De surpresa, Matuê lança segundo álbum da carreira; ouça 333
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer
Megan Thee Stallion pede ordem de restrição contra Tory Lanez