Diretores são os primeiros nomes anunciados para o filme carioca da franquia "Cidades do Amor"; o projeto contará com 11 cineastas, três deles brasileiros
Da redação Publicado em 02/10/2009, às 15h51
Fernando Meirelles e José Padilha são os primeiros diretores confirmados em Rio, Eu Te Amo, saga das "Cidades do Amor" criada pelo produtor francês Emmanuel Benbihy.
Os conterrâneos Walter Salles e Daniela Thomas já haviam dirigido um dos capítulos de Paris, Eu Te Amo, primeiro filme da franquia, de 2006. Nova York, Eu Te Amo, a segunda leva de curtas, ganhou estreia brasileira no Festival do Rio. O lançamento mundial ocorre pouco depois: no dia 16 de outubro.
O anúncio foi feito nesta sexta, 2, pela produtora Ever So Close, de Benbihy, e RioFilme, em coletiva durante o festival de cinema.
Eleito nesta mesma sexta para sediar os jogos olímpicos de 2016, o Rio será homenageado por 11 diretores - apenas três brasileiros. Com a confirmação de Meirelles e Padilha, dois cineastas de apelo mundial (são deles, respectivamente, os premiados internacionalmente Cidade de Deus e Tropa de Elite), permanece às escuras o terceiro nome verde-amarelo. Daniela Thomas, que levou ao Festival do Rio Insolação, parceria com Felipe Hirsch, está cotada para a vaga.
Outro anúncio deu conta de três cineastas norte-americanos, ainda sem nomes revelados.
Serão 10 curtas no total - o 11º elemento ficará encarregado de interligar um episódio ao outro. As filmagens devem acontecer entre maio e agosto de 2010, com participação de 30 estrelas internacionais, em 10 pontos diferentes da cidade. O lançamento ficará para 2011 - antes disso, teremos outra dezena de curtas da franquia, dessa vez ambientados em Xangai (China).
O projeto está orçado em R$ 25 milhões, com parte da quantia vinda da RioFilme e da Secretaria de Cultura do Estado. Alguns dos parceiros da empreitada são a produtora Bossa Nova Films e o estilista Oskar Metsavaht, da Osklen, por meio de sua nova empresa de comunicação, a om.art.
A coletiva contou com a presença de Padilha. "Será um prazer participar deste filme e poder mostrar a cidade onde nasci, moro e que amo", disse o cineasta, segundo o portal G1. "Reconheço que também será um desafio, já que nunca fiz um curta na minha carreira. Acabei trilhando o caminho inverso da maioria dos cineastas."
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja