As inscrições do concurso de música online terminam no dia 10 de novembro
Redação Publicado em 21/10/2020, às 09h24
No mês de setembro, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa se juntou ao Memorial da América Latina e as revistas IstoÉ e Metrô para anunciar o festival virtual CANTA SP. Com uma comissão formada por músicos de destaque e prêmios para o primeiro colocado, o evento busca retomar as atividades culturais interrompidas pela pandemia e dar visibilidade aos novos talentos do estado de São Paulo. As inscrições terminam no dia 10 de novembro.
O vencedor do CANTA SP será contemplado com o Troféu Zuza Homem de Mello; uma apresentação ao vivo no auditório Simon Bolívar no Memorial da América Latina; uma gravação de um videoclipe profissional desta apresentação; uma gravação do show completo em vídeo; inserção na rádio Nova Brasil Fm; entrevista para Revista ISTO É (video no portal e versão impressa); e exposição em todos os veículos dos parceiros de mídia.
Para participar, é preciso preencher um formulário online e gratuito (que você pode acessar aqui). O festival aceitará a inscrição de artistas e grupos de todos os gêneros musicais, mas é preciso ficar atento com as regras do concurso: cada participante poderá inscrever apenas uma composição totalmente autoral, na melodia e na letra. Além disso, a música precisa ser inédita, ou seja, não pode ter sido lançada por uma gravadora, por exemplo.
A regras do festival também deixam claro que só serão aceitas canções em português - sem efeitos que descaracterizam a voz - de artistas ou grupos residentes no estado de São Paulo. A ficha de inscrição ainda deverá estar acompanhada da letra escrita da música e um link não listado para um vídeo do Youtube, o qual deve cumprir o padrão de apresentação e qualidade exigido pelo regulamento.
As composições inscritas serão avaliadas por uma comissão formada por profissionais de renome na indústria da música: Paula Lima; Sergio Brito, da banda Titãs; e Felipe Machado, músico e editor de cultura da revista IstoÉ. O jornalista e músico Zuza Homem de Mello, que morreu no dia 4 de outubro, faria parte do grupo, mas, agora, será homenageado no evento.
Em seguida, 25 semifinalistas serão selecionados e avaliados novamente pela comissão. Então, no dia 20 de novembro, 12 finalistas serão anunciados e terão as composições compartilhadas no perfil oficial do festival no Youtube (acesse aqui) para receberem votos do público, os quais serão contados em número de likes.
+++ LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre o festival da Netflix, ‘TUDUM’: convidados, almanaque e mais
Por fim, no dia 10 de dezembro, a contagem de votos populares será encerrada, da mesma forma que a comissão escolherá o artista ou grupo que melhor atendeu os requisitos técnicos. Dois dias depois, o CANTA SP revelará os dois grandes vencedores da edição, eleitos pelo público e pela comissão.
Como prêmio, o festival entregará uma placa comemorativa e oferecerá a gravação de um clipe profissional para o primeiro lugar, enquanto o segundo e terceiro lugar ganharão uma placa comemorativa.
Confira o edital completo do festival CANTA SP aqui.
1 - Troféu Zuza Homem de Mello;
2 - Apresentação ao vivo no auditório Simon Bolívar no Memorial da América Latina;
3 - Gravação de vídeo clip profissional, dessa apresentação;
4 - Gravação do show completo, em vídeo;
5 - Inserção na rádio Nova Brasil Fm;
6 - Entrevista para Revista ISTO É (video no portal e versão impressa);
7 - Exposição em todos os veículos dos parceiros de mídia.
+++ LEIA MAIS: Os 25 melhores discos nacionais de 2019: Djonga, Black Alien e mais
+++ XAMÃ: ‘SE VOCÊ NÃO SENTE NADA COM UMA MÚSICA, É PORQUE TEM ALGUMA COISA ERRADA' | ROLLING STONE BRASIL
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer