Depois do sucesso do comercial em que rosto de Elis Regina é criado por Interligência Artificial, João Marcello Bôscoli considera um show da cantora em 3D
Redação Publicado em 06/07/2023, às 10h51
João Marcello Bôscoli, filho da cantora Elis Regina, considera reproduzir um show da mãe em versão 3D. O músico relatou ao Jornal O Globo que gostou do sucesso do comercial feito por "deepfake" em que mostrava Elis Regina, morta há 41 anos, em um dueto inédito com a filha, Maria Rita.
"A inteligência artificial é como um dia foi a televisão. Num primeiro momento, pode deixar a gente sem saber direito o que é, mas aos poucos vai entrando no nosso dia a dia, queiramos ou não."
Tenho usado bastante a inteligência artificial na restauração do acervo de minha mãe, pegando fitas analógicas, e para isso esse recurso é extremamente útil. Não para substituir o trabalho humano, mas para fazer coisas que a gente não conseguiria fazer," relatou.
O comercial foi lançado na última segunda-feira, 3 e celebra os 70 anos da Volkswagen no Brasil. No vídeo, temos Elis Regina e Maria Rita cantando a música "Como Nossos Pais" lado a lado.
No vídeo, Maria Rita dirige a nova Kombi ID.Buzz, e Elis aparece dirigindo a Kombi clássica na mesma estrada. De acordo com o UOL, uma atriz interpretou Elis e o rosto, modificado por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial. O comercial foi dirigido pelo publicitário Dulcídio Caldeira. A produção foi da Boiler Filmes, com áudio da Raw. Confira abaixo:
Bôscoli ressalta que acha "tudo extremamente positivo" quanto à utilização de novas tecnologias para trazer à tona a obra da mãe. E discorda das críticas, apesar de entendê-las e respeitá-las, como reforça. Ele não descarta, por exemplo, a possibilidade de usar o "deepfake" para, quem sabe, levar uma Elis Regina em 3D para os palcos:
— A inteligência artificial é como um dia foi a televisão. Num primeiro momento, pode deixar a gente sem saber direito o que é, mas aos poucos vai entrando no nosso dia a dia, queiramos ou não — diz ele. — Tenho usado bastante a inteligência artificial na restauração do acervo de minha mãe, pegando fitas analógicas, e para isso esse recurso é extremamente útil. Não para substituir o trabalho humano, mas para fazer coisas que a gente não conseguiria fazer.
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja
Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer