Apesar de ser um tema complexo, algumas produções conseguem retratá-lo com humor e sensibilidade
Redação Publicado em 21/06/2020, às 15h00
Viagens no espaço-tempo são temas comuns para filmes de ação, ficção ou distopia. A forma como os seres humanos podem reagir a tal fenômeno cria possibilidades de narrativas cativantes e misteriosas.
Contudo, existem produções que conseguem utilizar este elemento para provocar reflexões sensíveis e bem-humoradas sobre a vida. De Volta Para o Futuro e De Repente 30 são filmes clássicos da cultura pop em que os protagonistas proporcionam boas risadas ao tentarem entender as condições singulares das viagens para o passado.
Além desses longas-metragens, existem outras produções mais recentes que seguem o mesmo caminho. De Meia-Noite em Paris a Boneca Russa, separamos 5 produções que retratam viagens no espaço-tempo de formas leve e divertida. Confira:
Owen Wilson interpreta Gil, um escritor que se inspira e romantiza a geração de artistas da década de 1920, como Pablo Picasso e Ernest Hemingway. Quando ele viaja para Paris, descobre que consegue viajar no tempo e conhecer de perto os ídolos ao caminhar pela cidade após a meia-noite. O longa possui o característico humor discreto e elegante dos romances de Woody Allen.
Estrelado por Domhnall Gleeson e Rachel McAdams, Questão de Tempo conta a história de Tim, um jovem que descobre um poder especial herdado pelos homens da família: a capacidade de fazer viagens no tempo. No decorrer de diversas idas e vindas, Tim tenta descobrir qual o melhor jeito de aproveitar a vida.
Disponível na Netflix, Quando Nos Conhecemos apresenta um humor típico de comédias românticas. O personagem Noah descobre que pode viajar no tempo através de uma cabine de fotos e tenta fazer de tudo para conquistar o amor da vida dele.
+++ LEIA MAIS: 8 detalhes em De Volta Para o Futuro que você provavelmente não percebeu [LISTA]
No longa-metragem francês, Damien, um cara extremamente machista, bate com a cabeça em um poste e acorda em um mundo invertido em que homens são oprimidos e assediados como as mulheres. Ao tentar voltar para a realidade, ele descobre como é ser julgado e subestimado apenas pelo gênero. O longa-metragem está disponível na Netflix.
+++LEIA MAIS: As 3 melhores séries de época para assistir na Amazon Prime Video
Na produção original da Netflix, Nadia se encontra presa em um loop temporal, no qual morre e vive o dia do aniversário de 36 anos repetidamente. Após algumas mortes, a personagem decide descobrir como escapar do fenômeno bizarro.
+++ LEIA MAIS: Os 8 melhores (e mais influentes) personagens LGBTQ+ da Netflix
+++ A PLAYLIST DO RUBEL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja