Considerada uma das bandas mais influentes do rock alternativo, o grupo criou hits inesquecíveis
Mariana Pastorello (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/05/2021, às 15h00
The Cure é uma das bandas de rock alternativo mais influentes da década de 1970 e 1980. Formada na Inglaterra por Robert Smith (vocal e guitarra), a banda explora um rock gótico e sombrio, influenciado pelo punk. Nos anos 1980, o lado obscuro tornou-se mais evidente com os discos Seventeen Seconds (1980), Faith (1981)e Pornography (1982), considerado pelos fãs a melhor fase do grupo.
O estilo da banda foi recebido de abraços abertos pela cultura pop. Diversas faixas estão presentes na trilha sonora de filmes e séries, como Mr.Robot (2015) e Luther (2010). Além disso, Robert Smith participou da animação South Park (1997) no começo dos anos 2000.
+++LEIA MAIS:Vídeo mostra estreia do The Cure em Nova York com ‘Boys Don’t Cry’ em 1980
Em 2008, a revista NME anunciou a atribuição do prémio 'Godlike Genius' à banda, como forma de reconhecimento pela contribuição para a música alternativa. Além disso, o grupo entrou para o Hall da Fama do Rock em 2019.
The Cure ainda está com a carreira ativa e planeja lançar novo disco ainda em 2021. Pensando na trajetória da banda, a Rolling Stone Brasil selecionou cinco músicas icônicas do grupo. Confira:
+++LEIA MAIS: Gorillaz anuncia nova música com Robert Smith, do The Cure - saiba quando e como ouvir
O single "Boys Don't Cry" teve dois lançamentos. O primeiro foi em 1979, com um estilo pop punk, mas não agradou o público e mídia. Mais tarde, em 1986, a banda estava com influências góticas e a música foi regravada para lançar Standing On A Beach, uma compilação dos singles da banda.
Mais madura, a música alcançou o topo das paradas e virou sucesso. Na época, a MTV dedicou diversos blocos noticiosos para falar sobre a música e a banda. Em entrevista à Rolling Stone EUA, em 2019, Smith comentou sobre a faixa: "Realmente não poderia continuar sem mostrar minhas emoções; você teria que ser um cantor muito chato para fazer isso." Referindo-se ao tema da música, sobre garotos 'não poderem' chorar.
+++LEIA MAIS: A história por trás de 'Boys Don't Cry', do The Cure
Em 1992, The Cure lançou outro single de sucesso. "Friday I'm In Love" faz parte de Wish, décimo disco e um dos maiores sucessos comerciais da banda. A música alcançou rápido o topo das paradas e ficou em primeiro lugar na Billboard Alternative Airplay, dedicada a músicas de rock alternativo. Além disso, o single ganhou na categoria Melhor Videoclipe MTV Video Music Awards em 1992.
Faixa de Desintegration (1989), um dos discos mais aclamados da banda, "Lullaby"ficou na quinta posição das paradas britânicas e foi o single de maior sucesso do The Cure. Grande parte do sucesso se deu pela divulgação da MTV, que dava espaço e destaque para os videoclipes. A canção é uma alegoria do passado conturbado de Robert Smith, misturado com algumas lembranças de infância e o uso de medicamentos.
+++LEIA MAIS: The Cure transforma shows em comemoração de 40 anos de banda em discos de luxo
Outro sucesso de Desintegration (1989) foi "Lovesong". A faixa, considerada uma das produções otimistas da carreira da banda, permaneceu por dezessete semanas consecutivas na segunda posição da Billboard. Escrita por Smith, a canção foi um presente para a namorada do músico, Mary Poole, pouco antes de se casarem.
"In Between Days" foi single do disco The Head on the Door (1985). Como os outros trabalhos icônicos da banda, a música teve ótima recepção do público e mídia. No Reino Unido, foi o nono single da banda nas paradas e o quarto hit consecutivo a integrar o Top 20, Já os EUA, foi o primeiro single da banda a alcançar o Top 100.
+++LEIA MAIS: The Cure tem três discos novos em produção, diz Robert Smith
A música soa como uma tentativa - bem-sucedida - de misturar o gótico com pop, fórmula que havia dado certo com "Boys Don't Cry". Ambas se tornaram sucesso comercial.
+++ MV BILL: 'A GENTE TEM A PIOR POLÍTICA DE GOVERNO PARA O PIOR MOMENTO' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral