Confira os títulos musicais do Festival do Rio

Entre os 11 filmes dedicados à música na mostra, estão A Todo Volume, doc com Jack White, Jimmy Page e The Edge, e Herbert de Perto, sobre o líder do Paralamas do Sucesso

Da redação Publicado em 27/09/2009, às 09h50

Desde quinta, 24, até 8 de outubro, o Festival do Rio exibirá mais de 300 títulos. O site da Rolling Stone Brasil selecionou 11 produções que tratam diretamente de música. Que tal se programar?

A Todo Volume, de Davis Guggenheim (EUA, 2008, documentário)

28, 30 de setembro e 2 de outubro

Jimmy Page (Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes), os "três magos" de diferentes gerações do rock, oferecem sua visão sobre a guitarra, instrumento por excelência do gênero. Saiba mais aqui.

When You're Strange, de Tom DiCillo (EUA, 2009, documentário)

4, 6 e 7 de outubro

Em 1965, dois estudantes de cinema da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) viajaram num verso de William Blake. Da poesia de William Blake surgiu o nome da banda de Jim Morrison e Ray Manzarek: The Doors. Mais tarde, John Densmore e Robby Krieger juntaram-se à viagem, em mais de um sentido. Por meio de imagens inéditas de ensaios, bastidores e concertos, o documentário investiga a carreira da banda, que, com cinco anos, até a morte de Morrison, estabeleceu-se como um dos grandes nomes do rock.

O Poder do Soul, de Jeffrey Levy-Hinte (EUA, 2008, documentário)

27, 29 de setembro e 1º de outubro

A música podia ser uma porrada tão ou mais forte que os punhos de Muhammad Ali e George Foreman. Essa era a tese a ser provada pelo produtor Hugh Masekela e o músico Stewart Levine. Para tanto, eles convenceram o empresário Don King a produzir no Zaire, em paralelo à luta pelo título mundial dos pesos pesados entre Ali e Foreman, um festival de música que tinha como mote o orgulho negro. Boa parte da alma da "soul music", afinal, vinha da África. Daí surgiu o Zaire '74, três dias de shows, que contaram com James Brown, BB King e Miriam Makeba, entre outros.

Herbert de Perto, de Roberto Berliner e Pedro Bronz (Brasil, 2009, documentário)

5, 6, 7 e 8 de outubro

Um olhar sobre a carreira de Herbert Vianna, líder dos Paralmas do Sucesso. Leia mais a respeito da produção aqui

Continuação, de Rodrigo Pinto (Brasil, 2009, documentário)

2, 3, 6 e 7 de outubro

Em tempos de "salve-se o vinil que puder", Lenine reúne três gerações em torno de sua música para falar de arte, tecnologia e criação.

Rock Brasileiro - História em Imagens, de Bernardo Palmeiro (Brasil, 2009, documentário)

26, 30 de setembro e 3 de outubro

Rock brasileiro dos anos 50 até os dias de hoje, com depoimentos de artistas que fizeram a cabeça e o rebolado do gênero.

Beyond Ipanema: Ondas Brasileiras na Música Global, de Guto Barra e Béco Dranoff (Brasil-EUA, 2009, documentário)

26, 28 de setembro e 1º, 2 de outubro

O filme investiga a volta da música brasileira à berlinda internacional. Contém entrevistas com Gilberto Gil, Mutantes, Caetano Veloso, David Byrne, Devendra Banhart, M.I.A., Tom Zé, Seu Jorge, Bebel Gilberto, Milton Nascimento e Thievery Corporation, entre outros.

O Pequeno Burguês - Filosofia de Vida, de Edu Mansur (Brasil, 2008, documentário)

26, 27, 29 de setembro e 2 de outubro

A produção, que pega emprestado título de uma música de Martinho da Vila, põe sob perspectiva a trajetória do sambista de Vila Isabel.

Rip: Um Manifesto Remixado, de Brett Gaylor (Canadá, 2008, documentário)

26, 27, 29, 30 de setembro e 2 de outubro

Na era da informação, em que a distância entre produtores e público está sendo progressivamente abolida, os poderosos multinacionais da indústria de entretenimento americano fazem valer o seu direito nos tribunais. O fundador do Creative Commons, o crítico cultural Cory Doctorow e o ex-ministro Gilberto Gil são alguns dos entrevistados do diretor. Grande pesquisador e militante da livre circulação de conteúdos pela web, ele forma com a música de mashup Girl Talk, que faz successo com músicas realizadas a partir de samples, uma poderosa frente de batalha pelo remix, concluindo que o Brasil é o paraíso da criatividade.

Amália, de Carlos Coelho da Silva (Brasil, 2009, ficção)

26, 27 e 28 de setembro

Amália Rodrigues, célebre cantora de fado, sabe que vai morrer. Com um tumor no cérebro, a artista portuguesa põe sua trajetória em xeque durante noite cinzenta em Nova York, 1984. Da infância humilde, marcada pela separação dos pais e a morte prematura da irmã mais nova, à carreira de sucesso nos palcos e nas telas de cinema.

Notas Soltas Sobre um Homem Só, de Carlos de Moura Ribeiro Mendes (Brasil, 2009, documentário)

27, 28, 29 de setembro e 5 de outubro

Apanhado sobre vida e obra do compositor Mozart Camargo Guarnieri, morto em 1993. Com depoimento do artista (acervo de família) e de outros renomados compositores.

Horários e salas de cinema você confere no site do festival.

cinema paralamas-do-sucesso jack-white festival-do-rio martinho-da-vila herbert-de-perto a-todo-volume

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja