A série estreou no dia 17 de julho e conta a história de Nimue, uma jovem heroína que embarca em uma aventura
Clara Guimarães Publicado em 25/07/2020, às 17h00
Desde que Game of Thrones chegou ao fim em maio de 2019 surgiu a questão sobre qual seria a próxima produção a substituir o sucesso da série - e a Netflix parece estar tentando capturar essa audiência órfã das histórias medievais de qualquer jeito.
O streaming lançou The Witcher no início do ano e recebeu muitos comentários sobre as semelhanças da produção com a série da HBO. A série é uma adaptação de um livro, se passa em tempos medievais e apresenta histórias de reinos e de fantasia com bastante violência.
+++LEIA MAIS: Peaky Blinders sofrerá com coronavírus - e Tommy Shelby será afetado; entenda
Agora, essas mesmas comparações com Game of Thrones ressurgiram com do lançamento de Cursed- A Lenda do Lago no dia 17 de julho. Na série, Nimue (Katherine Langford) é uma jovem heroína com o poder de se transformar na Dama do Lago. Depois de um evento trágico, ela embarca em uma aventura à procura do mago Merlim (Gustaf Skarsgard) e da espada sagrada na companhia de Arthur (Devon Terrel).
Mas onde estão as semelhanças com o famoso seriado da HBO?
Todas as comparações começam pelo contexto em que Cursed acontece. A história se passa em tempos medievais, com cavaleiros, homens de fé, reis, rainhas e guerras pelo trono.
Por essa razão, os cenários podem lembrar os espectadores de Game of Thrones e até The Witcher.
+++LEIA MAIS: Crítica se derrete por O Irlandês: "Mais uma grande conquista para Scorsese"
Como uma releitura das obras sobre o Rei Arthur, a série traz muitos mais elementos da fantasia para a história, mas as lutas de espadas ainda tomam a maior parte do show. A série parece se esforçar muito para copiar características que marcaram GoT, como excesso sangue, nudez, violência e até mortes de personagens (mas, em Cursed só os coadjuvantes têm esse destino).
Os fãs de Game of Thrones com certeza perceberam a semelhança entre os Paladinos Vermelhos e a Fé dos Sete, do seriado da HBO.
A Fé dos Sete é a principal religião dos Sete Reinos. Com a pobreza e a fome depois da Guerra dos Cinco Reis, muitos cidadãos se voltaram para a Fé em busca de conforto e, desta massa desiludida, surge um movimento mais radical: os Pardais.
Os Pardais recrutam uma enorme quantidade de crentes oferecendo conforto emocional e melhorias de vida, e ganham força com o reconhecimento de Cersei Lannister. O grupo passa a realizar inquéritos e punir aqueles que vão contra o que acreditam, como homossexuais e bastardos.
+++ LEIA MAIS: Game of Thrones: Cena cortada teria mudado o final de Cersei Lannister, diz atriz
Em Cursed, os Paladinos Vermelhos também possuem muita influência politica e militar. Assim como a Fé dos Sete, muitos cidadãos se juntaram ao grupo por causa da situação extrema pobreza, buscando por um conforto e por um culpado: os seres com magia.
Os Paladinos Vermelhos são extremamente violentos em sua caça aos seres fantásticos, assassinando todos pelo caminho.
Essa não é uma inspiração proposital em Game of Thrones, mas não deixa de ser uma semelhança. O romance principal entre Nimue e Arthur não agradou muito os espectadores, que acharam a relação apressada e sem sentido, como se a produção estivesse forçando você a gostar do romance.
Por coincidência, essa também foi uma crítica que Game of Thrones enfrentou com o relacionamento de Jon Snow e Daenerys.
Cursed- A Lenda do Lago está disponível na Netflix com apenas 10 episódios. A série acelera o ritmo depois do segundo capítulo e começa a focar nas histórias pessoais de mais personagens.
Mas, porque são muitos personagens para apresentar em uma temporada curta, a história e as relações podem parecer meio apressadas e forçadas - como Nimue e Arthur. Além disso, a transmissão de informação e as locomoções acontecem quase de forma instantânea, o que prejudica um pouco todo o contexto medieval.
Por outros lado, para os fãs das histórias do Rei Arthur, a série será muito divertida por entregar easter eggs e mostrar personagens já conhecidos de uma perspectiva diferente. Cursed- A Lenda do Lago ainda está longe de ser um Game of Thrones, mas funciona para o propósito de entretenimento.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja