- Cena de Judas e o Messias Negro (Foto: Reprodução)

Oscar 2021: 5 curiosidades de Judas e o Messias Negro, indicado a Melhor Filme

Estrelado por Daniel Kaluuya e Lakeith Stanfield, o filme concorre a 6 categorias na cerimônia

Camilla Millan Publicado em 18/04/2021, às 15h00

Judas e o Messias Negro é um dos filmes favoritos no Oscar 2021. A produção dirigida por Shaka King concorre a seis prêmios na cerimônia, inclusive o de Melhor Filme, e acompanha uma história emocionante (e real) sobre traição, ativismo, preconceito e violência.

Com Lakeith Stanfield no papel de Bill O'Neal e Daniel Kaluuya como Fred Hampton, ativista que chegou a ser líder dos Panteras Negras, Judas e o Messias Negro tem uma narrativa envolvente. A produção acompanha a traição de O’Neal e o assassinato de Hampton, assim como apresenta o legado do ativista em uma narrativa de tributo. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Com grandes atuações, Judas e o Messias Negro relembra crueldade humana para evitar a repetição da história [REVIEW]

Da ideia inicial do filme ao lançamento nos cinemas, há diversos fatos inusitados sobre os bastidores de Judas e o Messias Negro. A Rolling Stone Brasil listou 5 curiosidades sobre a produção indicada ao Oscar 2021; confira:

Foi ideia de quem?

O drama angustiante foi pensado por duas personalidades da comédia: os gêmeos Keith e Kenny Lucas. Segundo o Buzzfeed, em 2016, os comediantes encontraram Shaka King no set de um piloto de comédia da FX e falaram sobre a ideia de um filme biográfico de William “Bill” O’Neal.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer a carreira de Daniel Kaluuya, astro de Judas e o Messias Negro [LISTA]

Em entrevista (via Screen Rant), os irmãos comediantes explicaram: "Apresentamos nossa ideia a ele [Shaka King] e ele disse, 'isso é brilhante'".


Título inicial

Originalmente, o filme foi anunciado com o título "Jesus Was My Homeboy" (em tradução para o português, "Jesus era meu Amigo"). Segundo o Deadline, a produção foi renomeada como Judas and the Black Messiah ("Judas e o Messias Negro") e depois ficou sete meses sem título até ser oficialmente confirmada com o nome de lançamento.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 6 filmes para conhecer a carreira de Lakeith Stanfield, indicado a Melhor Ator Coadjuvante [LISTA]


Sem Daniel Kaluuya?

Antes de Daniel Kaluuya ser convocado para o potente papel de Fred Hampton, outros atores foram cotados para o trabalho. Segundo a Variety, Jaden Smith e O'Shea Jackson foram considerados para viver o ativista, mas Kaluuya foi o escolhido final. 


Impacto emocional nos atores

Não foi fácil para o elenco fazer a filmagem final de Judas e o Messias Negro. A cena chocante mostra a invasão brutal do FBI no apartamento em que Fred Hampton e outros integrantes do Pantera Negra estavam. Em evento na Cinemateca Americana, Dominique Fishback, atriz de Deborah Johnson, falou sobre as filmagens: "Quando cheguei à réplica do apartamento, a energia era muito pesada."

+++LEIA MAIS: Daniel Kaluuya não foi convidado para pré-estreia de Corra!; entenda

De acordo com Shaka King, LaKeith Stanfield (astro de William O’Neal) teve uma reação física violenta no dia das filmagens, e chegou a vomitar: "Dava para ouvir o coração dele explodindo nos nossos fones, batendo de insanamente rápido. Nunca tinha visto algo assim."


Aniversário de 50 anos

O dia das filmagens da invasão do FBI no apartamento também teve outro motivo para ser especial. Naquela data, o assassinato de Fred Hampton completava exatos 50 anos - e certamente isso contribuiu para a atmosfera emocional.

+++LEIA MAIS: LaKeith Stanfield ficou ‘confuso’ com indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante

Em entrevista à Uproxx, Daniel Kaluuya falou sobre como o momento foi “pesado”: "Fazer aquela cena naquele dia foi muito pesado. Realmente, muito, muito, muito pesado e todos sentiram isso. Sabíamos que era um grande momento. Fizemos um discurso, dissemos algumas palavras, muito grato por estar aqui e pelo que o presidente Fred fez por estarmos aqui juntos. Acho que se eu fizesse isso outro dia, não seria capaz de fazer da mesma forma."


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

filme notícia cinema História crítica diretor Curiosidade Daniel Kaluuya judas e o messias negro LaKeith Stanfield oscar 2021 shaka king repete

Leia também

Oasis: Noel Gallagher cria versão de seis horas de 'Champagne Supernova'


Megan Fox anuncia que está grávida de Machine Gun Kelly


Julianna Margulies conta como quase 'foi reprovada' na 1ª audição de ER


Sarah Paulson elogia atuação de Kim Kardashian: 'Ela é divertida, corajosa, está viva no momento'


Wicked: site pornô tem pico de acessos após Mattel incluir endereço em caixas de bonecas


Atriz alega que Rebel Wilson fez uma falsa acusação de agressão sexual sobre ela