Rolling Stone Brasil
Rolling Stone Brasil
Censura

FKA Twigs se pronuncia após campanha da Calvin Klein ser banida

FKA Twigs posou seminua para campanha da Calvin Klein banida após organização publicitária receber reclamações sobre o material

Redação

Publicado em 11/01/2024, às 10h41
COMPARTILHE
FKA Twigs em campanha da Calvin Klein (Foto: Reprodução)
- FKA Twigs em campanha da Calvin Klein (Foto: Reprodução)

FKA Twigs se pronunciou sobre campanha da Calvin Klein para a qual posou seminua. A ASA (Advertising Standards Authority) recebeu duas reclamações sobre o material, que foi considerado "excessivamente sexualizada" e ofensivo ao objetificar as mulheres. 

Em nota publicada no The Times (via NME), a organização autorreguladora da publicidade argumentou: "Consideramos que a composição da imagem colocou o foco dos espectadores no corpo da modelo e não nas roupas anunciadas. O anúncio usava nudez e centrava-se nas características físicas de FKA Twigs, e não nas roupas, enquanto a apresentava como um objeto sexual estereotipado".

No Instagram, a cantora defendeu a peça publicitária ao repostar a foto que causou polêmica:

Não vejo o 'objeto sexual estereotipado' com o qual me rotularam. Eu vejo uma linda e forte mulher negra cujo corpo incrível superou mais dor do que você pode imaginar.
À luz da revisão de campanhas atuais e passadas dessa natureza, não posso deixar de sentir que há dois pesos e duas medidas aqui. Então, para esclarecer...
Tenho orgulho do meu físico e de possuir a arte que criei sob os padrões de mulheres como Josephine Baker, Eartha Kitt e Grace Jones, que quebraram barreiras do que significa ser empoderada e aproveitar uma sensualidade única e incorporada. Obrigada, Calvin Klein, Mert e Marcus, quem me deram um espaço para me expressar do jeito que eu queria — eu não vou mudar minha narrativa.

TAGS: música, censura, FKA Twigs, campanha, pronunciamento, publicidade, Calvin Klein