A banda não estava muito feliz com o furor de Ten, e decidiu realizar algo mais discreto no segundo disco
Redação Publicado em 14/01/2020, às 17h20
Não apenas o Pearl Jam anunciou uma nova turnê na segunda, 13, como também definiu uma data de estreia para o novo disco, Gigaton. A banda deu dicas na última semana sobre um álbum, mas até a data ninguém sabia o título ou detalhes.
Agora, sabemos que foi produzido pelos integrantes do Pearl Jam ao lado de Josh Evans e que o novo single, “Dance of the Clairvoyants” chegará “nas próximas semanas,” mas não muito além disso.
Uma única frase de Mike McCready no comunicado à imprensa, porém, parece dar alguma noção da direção que o álbum vai seguir: “Fazer esse disco foi uma longa jornada. Eram tempos emocionalmente sombrios e confusos, mas também uma estrada animadora e experimental para a redenção musical.”
“Colaborar com meus colegas de banda no Gigaton finalmente me deu um amor maior, mais consciência e sabedoria sobre a necessidade de conexão humana nos tempos atuais.”
+++ LEIA MAIS: Pearl Jam: 7 músicas maravilhosas - mas menosprezadas [LISTA]
Não é a primeira vez que o Pearl Jam optou por uma campanha de lançamento que chegada de repente. Em 1993, quando preparavam-se para o segundo disco Vs., o grupo decidiu renunciar a clipes e deram poucas entrevistas (a capa deles na Rolling Stone EUA foi uma rara exceção) para evitar a exposição absurda que tiveram em 1991 e 1992 com Ten, trabalho de estreia.
Também não lançaram nenhum single antes do dia 19 de outubro de 1993, data de estreia do álbum, mas já tocavam muitas das novas músicas em turnê nos meses anteriores. Então quem os viu na Europa no começo de 1993 puderam ouvir “Animal.” A maioria dos fãs do Pearl Jam, porém, ouviram-na pela primeira vez no dia 2 de setembro de 1993, quando tocaram no MTV’s VMA.
+++ LEIA MAIS: Eddie Vedder montou uma lista com os 13 melhores discos de todos os tempo; veja
Aqui está um vídeo dessa apresentação, no qual o apresentador Christian Slater diz que a banda “vai tocar uma música novinha pela primeira vez” mesmo que já fosse a 20a vez que tocassem.
Agora, o Pearl Jam não toca mais novas músicas antes do lançamento oficial, então a data de lançamento do Gigaton será o dia que a maioria das pessoas vai ouvir as faixas pela primeira vez. E por eles não lançarem nenhum álbum novo há algum tempo, o interesse está bem alto. Mas quando os VMAs chegarem, não espere que o Pearl Jam esteja por lá. O mundo de 1993 acabou há tempos.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja