- Fresno durante show de 2007 (Foto: Wikicommons / Autor Luiz Alberto Fiebig Junior)

FLASHBACK: Em 2005, Fresno mostra ‘fotolog’ e ‘roquenrol emotivo’ em jornal na Globo

Lucas Silveira, vocalista, relembrou o vídeo icônico em seu Twitter durante esta terça, 26

Redação Publicado em 27/11/2019, às 18h52

Lucas Silveira, vocalista da banda Fresno, relembrou no Twitter nesta terça, 26, o início do sucesso do grupo, lá em 2005. Compartilhou uma reportagem do Jornal Hoje, programa da TV Globo, apresentando ele (vocalista), Gustavo Mantovani (guitarra), Bruno Teixeira (baixo) e Pedro Cupertino (bateria).

“Vê se o brazilian emocore não é um troço maravilhoso,” escreveu Lucas na publicação. “Percebam a camiseta do XamorX do Cuper [Pedro Cupertino] (que eu fiz questão de usar no clipe de ‘Onde Está’),” disse, chamando atenção para as filmagens do single do disco O Rio, a Cidade, a Árvore, de 2004.

+++ LEIA MAIS: Com novo disco, Fresno mostra que o emo está vivo e é bem-vindo: "A tristeza do adulto é mais verdadeira"

O cenário também recebeu comentários: “Aquele quartinho de onde eu postava no FOTOLOG enquanto meu irmão finalizava os encartes dos primeiros discos. Saudades,” relembrou, falando da cena em que ele conversa com os repórteres e mexe em um computador - mais especificamente, na página de Fotolog da Fresno.

Agora, lembremos que em 2005, ano da reportagem, o YouTube ainda engatinhava (nasceu em janeiro daquele ano - as entrevistas são de agosto), e não existia um site para você colocar seus vídeos. Então, era bem comum que bandas postassem músicas e vídeos em blogs pessoais; no Brasil, o Fotolog era uma dos sites (quase podemos chamar de “rede social”) mais populares.

+++ LEIA MAIS: Fresno se aproxima do post-rock, da melancolia e da solidão no clipe de De Verdade; assista

Também vale ressaltar que com o acesso isolado e sem uma “timeline” para reunir vídeos, era muito mais difícil conseguir fama pela internet. Nos EUA, o MySpace ajudou a revelar alguns nomes justamente por já ser conhecido por isso; mas, aqui no Brasil, era bem diferente, e a Fresno foi uma das pioneiras a conseguir o feito. 

Isto é, inclusive, ressaltado no início da reportagem, quando Sandra Annenberg (dividindo a bancada com Evaristo Costa) diz, com voz impressionada: “A banda que caiu na rede… A rede mundial de computadores. Quatro garotos de Porto Alegre começaram a gravar e distribuir músicas pela internet. E o som que antes era ouvido apenas por família e amigos, conquistou muitos outros faz."

+++ LEIA MAIS: Skank, Fresno e mais: a origem do nome de 11 bandas brasileiras de rock [LISTA]

Depois, comenta-se ainda que a Internet pode ser “uma aliada para bandas independentes chamarem a atenção das rádios” - pois, antes da era streaming e até mesmo de vídeos no YouTube, ter uma música tocando nas rádios era a maior conquista que uma banda poderia querer alcançar.

Assista, abaixo, a apresentação de Fresno ao Brasil pelo Jornal Hoje:

música fresno notícias flashback antigo antiga 2005 Jornal Hoje

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja