- Show do Foo Fighters no Maracanã, Rio de Janeiro, durante excursão da banda de Dave Grohl com o Queens of the Stone Age pelo Brasil (Foto: Marcos Hermes)

Foo Fighters nasceu para exorcizar a morte de Kurt Cobain, diz Dave Grohl

Primeiro disco da banda surgiu quase acidentalmente - Grohl só estava tentando se distrair

Redação Publicado em 16/04/2019, às 15h25

Dave Grohl considerou parar de tocar após a morte de Kurt Cobain e consequente fim do Nirvana, banda na qual era baterista. Mas, no lugar disso,  investiu toda sua energia criativa no Foo Fighters.

O novo projeto exigiu o foco de Grohl: ele gravou todos os instrumentos e vocais de Foo Fighters, primeiro disco da banda homônima, e colocou-se como frontman do grupo. Em entrevista transcrita pela Alternative Nation, o músico explicou que o disco só nasceu como uma forma de superar a morte de Cobain.

“O primeiro álbum do Foo Fighters não era para ser gravado. Era uma espécie de experimento - quase como um exorcismo. Eu não estava fazendo nada depois que Kurt morreu, e finalmente pensei que devia gravar algo”, explicou.

“Então, fui a um estúdio na mesma rua da minha casa. Me enfurnei lá por seis dias, o que para mim foi uma eternidade, e criei 14 músicas nas quais toquei todos os instrumentos, mas não queriam que soubessem que fui eu. Então quis chamar de Foo Fighters, porque é no plural… Parece idiota. Mas achei que fossem pensar ‘Os Foo Fighters… Quem são eles?”

Dave Grohl fez 100 cópias da gravação em fitas cassetes e distribuiu para amigos. Apesar de não ser um disco, exatamente, chamou a atenção de diversas gravadoras.

“Começaram a me ligar e dizer ‘ei, queremos lançar seu disco’, e eu só pensava ‘aquela fita que fiz? nem é um álbum.’ Mas minha advogada me ligou e disse para eu não lançar por gravadora. Ela disse ‘Lança seu próprio selo, e depois fecha com outras pessoas para produzir e distribuir’, e foi o que fiz”, completou.

O disco deu certo. Depois disso, o Foo Fighters lançou outros oito álbuns, e tem estado em turnê praticamente ininterruptamente. A banda vem ao Brasil ainda este ano para tocar no Rock In Rio durante o sábado, 28 de setembro, mesmo dia de Weezer, Tenacious-D e Whitesnake.

Algoritmo da Vida: novo projeto da Rolling Stone Brasil busca sintomas de depressão mas redes sociais para prevenção do suicídio:

música notícias Foo Fighters Kurt Cobain dave grohl suicídio Nirvana exorcismo

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja