A fotógrafa também fez retratos de outras lendas da música, como Jimi Hendrix e Bob Dylan
Redação Publicado em 10/07/2020, às 13h50
A fotógrafa Fiona Adams, conhecida por tirar umas das fotos mais icônicas dos Beatles, morreu aos 84 anos no dia 26 de junho, segundo informações da BBC. A morte foi confirmada pelo filho dela, Karl.
Formada pela Ealing College of Art and Technology - sendo a única mulher da turma, Fiona trabalhou como assistente de Douglas Glass, do Sunday Times, participou da produção de documentário até chegar na revista Boyfriend, de acordo com o The Guardian.
Ao longo dos anos 1960, Fiona fotografou inúmeras celebridades, como Jimi Hendrix e Bob Dylan. Mas a fotógrafa entraria para a história com um retrato do maior quarteto do momento, os Beatles.
+++LEIA MAIS: Astrid Kirchherr, fotógrafa dos Beatles, morre aos 81 anos
Em 1963, a fotógrafa acompanhou o Fab Four em um passeio por um local histórico de Londres, que foi bombardeado durante a guerra. Então, a artista pediu para os músicos se posicionarem no topo de uma cratera e pediu para eles pularem o mais alto possível.
“Eu nem pensei em checar se era seguro ou não”, disse Fiona, segundo a NME.
Ela continuou: “Eu lutei para entrar na cratera com meu pesado estojo de câmera. Tinha uma pilha de tijolos caídos e detritos no fundo. Os garotos fizeram a parte deles e ficaram de pé - em uma bela silhueta contra o céu e os prédios. E preparei minha câmera e gritei: ‘um, dois, três - pulem!’. E eles pularam - duas vezes”.
+++LEIA MAIS: Beatles: Lennon, Ringo e George investigam morte de Paul McCartney em HQ psicodélica
As fotografias foram publicadas na revista Boyfriend e, mais tarde, uma delas foi escolhida por John Lennon para estampar a capa do primeiro EP da banda no Reino Unido, Twist And Shout.
O retrato ainda seria descrito como “uma das imagens mais marcantes da cultura do século XX” por Terence Pepper, curador da coleção fotográfica do National Portrait Gallery, que incluiu o trabalho de Fiona na exposição Beatles to Bowie: The 60s Exposed, de 2009.
A morte da fotógrafa ganhou repercussão no Twitter e alguns usuários compartilharam os retratos mais famosos de Fiona Adams na rede social. Confira:
RIP Fiona Adams - one of the most iconic photos of the C20 https://t.co/JzntJ9IfkV
— Simon Parrish (@simonp23) July 10, 2020
Rest in peace Fiona Adams, photographer of many music icons including the Beatles, one of her images was used on their 1963 EP ‘Twist and Shout’
— Ade Belcher (@adeyb67) July 10, 2020
📷 Fiona Adams 🙏🏻#fionaadams #TheBeatles #beatles #60s #1960s #60sphotography #photography #photographer #musicphotography pic.twitter.com/JJygS9lgZv
RIP Fiona Adams. Here is a contact sheet of her groundbreaking 18 April 1963 shoot with the Beatles on Euston Road: London and four young men in the process of rapid change pic.twitter.com/WsIRJVU7TR
— Jon Savage (@JonSavage1966) July 10, 2020
RIP Fiona Adams. Took some iconic snaps in her time 📷 pic.twitter.com/rhDyNPxgEf
— lovepoint (@lovepointmusic) July 10, 2020
+++ RAEL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja