Fotos de membros dos Beatles em tempos de escola vão a leilão

Imagens estão entre as raridades do evento organizado pela Beatles Shop

Da redação Publicado em 17/08/2009, às 11h03

Paul McCartney nos tempos de escola, com uma revista nas mãos, entre os colegas da Joseph Williams School, em Liverpool, há 57 anos - quando Paul tinha 10 anos. São imagens raras como essa que irão à leilão na cidade natal dos Beatles, na Inglaterra, em 29 de agosto.

De acordo com o site da rede britânica BBC, a fotografia foi levada por uma mulher à loja The Beatles Shop, voltada à memorabilia do grupo e a apenas alguns metros do Cavern Club (onde o grupo foi apresentado ao empresário musical Brian Epstein).

Com valor estipulado em £ 1,5 mil (R$ 4,6 mil), a foto integra lote de 315 itens relacionados aos músicos, que vai ser leiloado no fim do mês, no estabelecimento.

O combo também inclui "a foto escolar mais antiga" de Ringo Starr em posse da Beatles Shop, segundo Stephen Bailey, gerente da loja e organizador do leilão. O baterista aparece na St. Silus School, vestido com jaqueta preta e short. Starr - na época, apenas um garotinho chamado Richard Starkey - tinha entre oito e nove anos quando a foto foi tirada, entre 1948 e 1949.

Mais barata (£ 500 a £ 600) poderá sair fotografia de John Lennon, ostentando visual rockabilly na Quarry Bank School, em 1957 (quando o músico, morto em 1980, tinha entre 16 e 17 anos).

Também estará disponível ao maior arremate uma imagem dos músicos, pré-fama, no Cavern Club - entre eles está Pete Best, o baterista que foi substituído por Starr. Autografada por John Lennon e McCartney, a foto teve preço estimado entre £ 1 mil e £ 1,2 mil.

Entre os itens mais caros - £ 5,5 mil a £ 6 mil - está um par de bicicletas, presenteado em 1993 a McCartney e Linda, sua mulher, morta há 11 anos. Cortesia da empresa alemã Grundig, os modelos foram personalizados para "se inspirar no amor compartilhado pelos dois pelo meio-ambiente e música", segundo catálogo do evento (clique aquiaqui para conferir a seleção de peças, divulgada no Twitter da Beatles Shop). O dele vem com golfinhos e cordas de guitarra; o design dela traz teclados e pássaros.

Pelo mesmo lance mínimo (cerca de £ 6 mil) está, também, anotações do produtor George Martin para a canção "Yesterday", presente no álbum Help!, de 1965. O papel com as considerações do produtor musical, não raramente tomado por "quinto Beatle", ainda preserva erros e manchas de chá.

Criada em 1983, a loja organiza sua 19ª edição do leilão, a ser realizada no Auditório Paul McCartney, no Instituto Liverpool de Artes Performáticas. Bailey associa a boa safra deste ano à crise na economia mundial. Para ele, a memorabilia poderá representar "um dinheiro extra" vindo em boa hora para quem decidiu sujeitar as raridades à batida do martelo. "Você poderia achar que as joias da coroa já teriam sido compradas e vendidas, mas não é o caso."

Beatles paul-mccartney john-lennon george-harrison ringo-starr george-martin the-beatles-shop

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja