Há 13 anos que Britney Spears vive sob a curatela do pai, Jamie Spears
Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 12/02/2021, às 11h16
Nesta quinta, 11, foi realizada a primeira audiência que irá decidir se Britney Spears continuará sob a curatela de seu pai, Jamie Spears, que ocorre há 13 anos. De acordo com decisão da Juíza Brenda J. Penny, o pai da cantora não poderá mais ser o único tutor das propriedades dela e dividirá a tarefa com uma instituição bancária que representará a Princesinha do Pop.
A decisão judicial sinaliza um pequeno avanço em direção à liberdade de Britney Spears e, para entender todo o caso entre a cantora e seu pai é preciso voltar ao ano de 2007, quando tudo começou após a popstar virar notícia mundial ao ser fotografada careca, com os cabelos raspados, e, dias depois, golpear os paparazzi com um guarda-chuva. Devido às suas atitudes inesperadas, a mídia a rotulou de "tresloucada" e "uma estrela em declínio".
+++LEIA MAIS: Pai de Britney Spears não pode ser o único tutor da cantora, determina juíza
A partir disso, a vida de Britney Spears que vinha sendo atingida por um turbilhão de emoções - ela tinha perdido a tia, passava por um processo de divórcio e brigava pela guarda dos dois filhos - se tornou um pesadelo. Em 2008, após episódios que envolveram internações em centros de reabilitações e tentativa de suicídio, seu pai conseguiu a curatela da filha, a fazendo perder a própria liberdade, controlando a sua vida e o seu dinheiro. Por alguns períodos, ela não podia nem sair de casa sozinha ou mesmo encontrar com os filhos.
Nesse período, surgiu o movimento #FreeBritney [Liberte Britney], pedindo a libertação da cantora das "garras" do pai. A campanha ganhou força nos últimos anos e principalmente na última semana com o lançamento do documentário Framing Britney Spears, que relata todo o caso polêmico envolvendo a popstar e seus familiares [falamos mais sobre a produção abaixo].
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
A curatela de James sob a filha durou até setembro de 2019, quando o mesmo teve problemas de saúde e Jodi Montgomery passou a ser a co-tutora da cantora. Com a "vaga" de tutor aberta, a mãe de Britney, Lynne Spears (com quem ela sempre teve um relacionamento conturbado), reapareceu querendo cuidar dos bens financeiros da filha e entrou com uma ação para assumir a tal posição.
Foi então que Britney Spears, após mais de uma década sendo controlada por seu pai, resolveu abrir uma ação judicial contra ele pedindo a remoção total da curatela, que a levou à audiência realizada nesta quinta, 11.
De acordo com o advogado de Britney Spears, a cantora continua firme na decisão de retirar seu pai da curatela e a próxima audiência sobre o caso acontece no dia 17 de março de 2021.
Como citamos acima, toda a história da vida conturbada da Princesinha do Pop com o seu pai, de 2007 para cá, pode ser assistida no documentário Framing Britney Spears, que estreou no FX e Hulu na semana passada, como sexto episódio da primeira temporada do The New York Times Presents.
+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições