Britânicos já haviam se empolgado com ritmos brasileiros na faixa "Jump in the Pool", do disco de estreia
Da redação Publicado em 05/05/2009, às 16h22
A banda britânica Friendly Fires tomou gosto por ritmos populares no Brasil e pretende, agora, lançar um álbum inspirado em samba, calypso e outros gêneros do latinos, informou o site do semanário britânico NME.
Em festivais recentes, o grupo já havia explicitado a simpatia pela música latino-americana. Mês passado, no californiano Coachella, por exemplo, fez uma linha de conga (ritmo cubano) no palco. Em apresentação no prêmio Shockwaves NME, em fevereiro, na Inglaterra, a música "Jump in the Pool" - do primeiro e até agora único álbum, homônimo à banda e lançado no ano passado - ganhou cara de carnaval brasileiro, com direito a percussionistas e dançarinas tupiniquins, além de reboladas (ou tentativas) por parte do líder da banda.
E, se o guitarrista Chimbinha - campeão em vendas no Brasil ao lado de Joelma, na banda Calypso - faz escola para os britânicos, o vocalista Ed MacFarlane se mostrou aluno aplicado do gênero. O novo disco, afirmou, ecoará "vibrações de samba e calypso" e será uma "progressão do (single) 'Jump in the Pool'. É realmente brasileiro. Nada de tempo a 4/4 na bateria (típico do rock); é ritmo de samba tradicional".
Para MacFarlane, as novas influências, particularmente o samba, são uma forma de se esquivar do "tradicional álbum inspirado em disco".
Abaixo você confere o Sambódromo improvisado pelo Friendly Fires no NME Awards deste ano:
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja