A série da Netflix estreou em outubro de 2020 - e o título peculiar tem deixado dúvidas nos espectadores
Redação Publicado em 27/11/2020, às 14h08 - Atualizado em 19/09/2021, às 23h38
Minissérie mais assistida da Netflix, O Gambito da Rainha conta a história instigante de Beth Harmon (Anya Taylor-Joy), uma órfã se torna uma grande jogadora de xadrez. Apesar da trama estimulante, o título da produção pode causar estranhamento pela palavra “gambito”, semelhante à “cambito” - e página do Facebook Nomes Científicos explicou a diferença.
A palavra "cambito" existe na língua portuguesa desde o século XIV, e é sinônimo de “perna fina”. Isso porque, segundo a página Nomes Científicos, ela seria o diminutivo de "cambo", que vem do latim "camba" e significa uma “vara recurvada”. Assim, quem tem pernas tornas é chamado de cambado ou cambaio - e o andar torto tornou-se o cambaleado.
Contudo, o título da série é “gambito”, uma palavra peculiar para os espectadores não familiarizados com o xadrez. O nome é uma manobra de abertura do jogo, na qual se sacrifica o peão para ter alguma vantagem sob o adversário. No caso de gambito da rainha, sacrifica-se o peão da coluna da rainha (chamada de dama, no xadrez).
De acordo com a página Nomes Científicos, a palavra foi usada na primeira vez pelo padre espanhol Ruy López, a partir da expressão italiana “dare il gambetto”, que significaria passar a perna ou dar uma rasteira. Em português e espanhol, “gambeto” se tornou “gambito”.
E a relação entre "cambito" e "gambito"? Em italiano, "gambeto" é diminutivo de “gamba”, que também vem do latim "camba" e significa perna. Por isso, “cambito” e “gambito” têm uma palavra ancestral em comum - e os dois termos podem se relacionar com a história da protagonista de O Gambito da Rainha, que faz diversos sacrifícios e caminhos cambaleantes ao longo da jornada dela no xadrez.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja