O número de pirataria nas produções audiovisuais cresceu bastante neste ano com a divisão de conteúdos entre as plataformas de streaming
Redação Publicado em 30/12/2019, às 14h35
Com o aumento da quantidade de plataformas de streaming e a fragmentação de conteúdos, a pirataria cresceu bastante em 2019 após anos com números baixos. Dois exemplos são os filmes da Marvel que devem sair do catálogo da Netflix com o lançamento do Disney + no Brasil e a ausência de Friends nesta lista do serviço, porque o sitcom migra para o HBO Max.
E, além da fragmentação, a produção de conteúdos originais das plataformas também aumentaram, o que agrega nos números de pirataria. É o caso de The Mandalorian, a série exclusiva Disney+, que pertence ao universo Star Wars.
The Mandalorian foi a terceira série mais pirateada neste ano e teve a estreia no início de novembro. O serviço de streaming da Disney ainda não chegou ao Brasil e em vários países do mundo. Assim, quem quer assistir ao seriado e não está em um lugar no qual o serviço já foi lançado, acaba optando pela pirataria.
O primeiro lugar fica com Game of Thrones que se despediu do público em 2019 com uma temporada que dividiu opiniões. Independentemente do final, o seriado ocupa a primeira posição entre os mais pirateados desde a estreia em 2011.
A temporada final de The Big Bang Theory também foi lançada neste ano. A série ficou em quarto lugar entre as mais pirateadas e tem um histórico com altos números de pirataria desde a estreia em 2007.
Rick and Morty, Vikings, Chernobyl e The Walking Dead também estão na lista das 10 séries mais pirateadas em 2019.
Confira a lista completa:
1. Game of Thrones
2. Chernobyl
3. The Mandalorian
4. The Big Bang Theory
5. Vikings
6. The Walking Dead
7. The Flash
8. Rick and Morty
9. Supergirl
10. Arrow
+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja