Paul Haggis, ganhador do Oscar por <i>Crash - No Limite</i>. - Evan Agostini/AP

Paul Haggis sobre Oscar por Crash: "Não votaria no meu filme"

Diretor faturou a estatueta de Melhor Filme em 2006

Redação Publicado em 13/08/2015, às 11h33 - Atualizado às 12h46

Paul Haggis, vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2006 pelo trabalho em Crash – No Limite, revelou em recente entrevista que não concorda com a decisão da Academia. Naquele ano, o longa superou títulos como Capote, O Segredo de Brokeback Mountain, Boa Noite e Boa Sorte e Munique, sendo taxado como um “azarão” por críticos.

Filme brasileiro protagonizado por Regina Casé ganha prêmio no Festival de Berlim

Além de o principal prêmio distribuído pela Academia, a produção também recebeu as estatuetas de Melhor Roteiro e Melhor Edição. No entanto, o filme estrelado por Sandra Bullock, Brendan Fraser e Matt Dillon, que discute histórias de preconceitos que permeiam vários segmentos da sociedade norte-americana, sequer disputou as principais categorias do Globo de Ouro em 2006.

Dez grandes parcerias entre diretores e atores.

Em entrevista publicada pelo site HitFix na última terça, 11, Haggis falou sobre a polêmica discussão. "Era o melhor filme do ano? Eu acho que não", disse o cineasta. "Por alguma razão, o filme tocou as pessoas. E você não pode julgar filmes assim. Estou muito feliz por ter essas estatuetas. Mas você não deve me perguntar qual era o melhor filme daquele ano, porque eu não votaria em Crash, apenas porque vi o teor artístico presente nos outros filmes".

Oscar 2015: Birdman é o Melhor Filme, Boyhood decepciona e O Grande Hotel Budapeste surpreende com prêmios periféricos.

Haggis também aproveitou a oportunidade para rebater as críticas recebidas pelo longa por reforçar visões deturpadas do comportamento de grupos sociais fragilizados, como negros e pobres. "Decidi no início apresentar por 30 minutos esses estereótipos. E os reforcei para, depois, reapresentá-los de forma que você se sentisse confortável", explicou o diretor. "À medida em que isso acontecia, eu pude aos poucos fazer você mudar de opinião até sair do cinema. Essa era a intenção".

cinema Brendan Fraser Sandra Bullock o segredo de brokeback mountain munique Matt Dillon paul Haggis capote crash no limite

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições