As apresentações tiveram o patrocínio do Itaú Cultural e segue como uma continuação às homenagens prestadas a Gil, iniciadas com a exposição GIL70, que comemorou as sete décadas de vida do músico - Divulgação / Denise Andrade

Gilberto Gil bate-papo com fãs sobre o disco em homenagem a João Gilberto no Twitter

Em Gilbertos Samba, lançado nesta terça-feira, 1, músico recria canções do mestre da bossa nova

Redação Publicado em 01/04/2014, às 15h58 - Atualizado às 21h17

A figura de João Gilberto sempre esteve por trás, direta ou indiretamente, de outro Gilberto, o Gil. A homenagem do soteropolitano ao juazeirense enfim toma forma com o álbum, Gilbertos Samba, cujo lançamento acontece nesta terça-feira, 1º. Na mesma data, a partir das 16h, Gil estará à disposição dos fãs para responder aos questionamentos deles sobre o disco pelo Twitter (@GilbertoGil).

Aos interessados em questionar Gil sobre o trabalho, basta enviar a pergunta para o músico e usar a hashtag #GilResponde.

Gilbertos Samba é o retorno do músico aos estúdios. O último lançamento de Gil havia sido Concerto de Cordas & Máquinas de Ritmo, um registro ao vivo de uma bela turnê que unia a voz e violão de Gil com orquestras sinfônicas do Brasil.

O filho e músico Bem Gil, que havia assinado a produção musical do Concerto de Cordas ao lado de Jaques Morelenbaum, coproduz o álbum com Moreno Veloso, filho de Caetano Veloso. Domenico Lancellotti, Rodrigo Amarante, Pedro Sá (Banda Cê), Danilo Caymmi, Nicolas Krassik, e Mestrinho também participam do álbum.

Assim como já o fez com Luiz Gonzaga, Gil presta uma devida homenagem a João Gilberto e a bossa torta dele que tanto influenciou o violonista virtuoso que era o músico baiano. Ele, contudo, foge das bossas mais tradicionais, com exceção de “O Pato” e “Desafinado”, e trouxe um novo olhar. Até canções como “Desde que o Samba É Samba”, de Caetano, “Eu Vim da Bahia”, entram no álbum como se tivessem passado pelo filtro "joaogilbertiano".

música homenagem gilberto gil joão gilberto gilbertos sambas

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições