Gilberto Gil - Daniel Klajmic

Gilberto Gil e palco em homenagem a Elis Regina são destaques da Virada Cultural 2012

8ª edição do evento ocorrerá a partir das 18h de 5 de maio, com 24 horas de duração e Suicidal Tendencies, Lou Donaldson e Iron Butterfly como principais atrações internacionais

Bruno Raphael Publicado em 13/04/2012, às 18h25 - Atualizado às 18h53

A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta sexta, 13, em coletiva no Cine Olido, a programação da 8ª edição da Virada Cultural, a se realizar a partir das 18h de 5 de maio, com duração de 24 horas. Os destaques ficaram por conta de um palco em homenagem aos 30 anos da morte da cantora Elis Regina, intitulado "30 Anos Sem Elis", e dos shows de Gilberto Gil, Mutantes, Suicidal Tendencies, Lou Donaldson e Iron Butterfly, entre outros.

O diretor da Virada Cultural, José Mauro Gnaspini, frisou durante a coletiva os números do evento desde sua criação, em 2005. A 8ª edição, segundo ele, tem como mérito a ampliação para a região da Nova Luz, que contará com discotecagens e os palcos Gusmões, Júlio Prestes e Cásper nos arredores. Uma exposição de carros antigos também ocorrerá próximo à Estação da Luz. "Uma mudança importante foi na geografia do evento, na região da Praça da Sé. Ela deixa de ter o palco de música eletrônica e recebe o de comédia", conta Gnaspini sobre as alterações, que trarão atrações como Danilo Gentili, Tom Cavalcante, Rafael Cortez e Geraldo Magela, entre outros.

Em homenagem aos laços entre Brasil e África, o Palco Júlio Prestes será dedicado exclusivamente à música com intersecção entre os dois países. Bixiga70, Tony Allen, a clássica banda de reggae Toots and the Maytals e Ebo Taylor são algumas das atrações do palco, que será encerrado por Gilberto Gil às 18h do domingo. Ele será responsável pela última apresentação de todo o fim de semana.

O tradicional palco "rock", localizado na Avenida São João, tem como principais nomes o Iron Butterfly, White Denim, Black Oak Arkansas e Suicidal Tendencies, entre as atrações internacionais. Titãs tocando o disco Cabeça Dinossauro na íntegra, Made in Brazil com Jack O Estripador e os Mutantes são os destaques nacionais.

Serguei, A Bolha, Brothers of Brazil, Man or Astro Man?, Júpiter Maçã e Defalla estarão no eclético Palco Barão de Limeira, enquanto Rádio Táxi, Byafra, Virgulóides e Guilherme Arantes se apresentarão no Largo do Arouche. O Palco República trará Lou Donaldson, Flora Matos e Lurdez da Luz, Roy Ayers e Dexter, entre outros.

Reformado, o Theatro Municipal receberá nomes diversos da MPB para intepretação de discos clássicos de seus repertórios, como Odeon (1982), de Cauby Peixoto e Ângela Maria, e o disco homônimo de 1978 da cantora Zezé Motta. O ex-Mutante Arnaldo Baptista abrirá os trabalhos no local, com o seu show Sarau o Benedito?.

"É importante ressaltar o aspecto de gratuidade da programação", disse Danilo Santos de Miranda, diretor regional da rede SESC, em São Paulo. "Estamos em alinhamento com os principais objetivos e a questão do vínculo afetivo com a cidade que aumenta, especialmente o centro de São Paulo, que tem aspectos tão importantes na sua história, para aumentar o orgulho da cidade de São Paulo e seus habitantes."

Os SESCs terão como destaques programação artistas como Orquestra Imperial (Belenzinho), Mulheres Negras (Vila Mariana), Zélia Duncan (Itaquera), Autoramas (Consolação) e a Gaiola de Sons Para John Cage (Ipiranga), entre outros. Outros tradicionais eventos, como os filmes exibidos gratuitamente e as exibições artísticas e circenses nos arredores do centro, também seguem como no ano passado.

"Eu tenho alegria de dizer que esse ano o Gilberto Gil encerrará a nossa festa, celebrando a nossa despedida do governo. Nossa última virada vai ser feita em alto astral", disse o Secretário Municipal de Cultura, Carlos Augusto Calil.

"No fundo, todos nós nessa mesa estamos trabalhando para trazer conforto e segurança para aproximadamente quatro milhões de pessoas porque a qualidade do evento é indiscutível", disse o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. "Felizmente, a cada ano temos mais tranquilidade na Virada. Nós sabemos que problemas terão, o importante é identificá-los e corrigi-los. A minha Virada como prefeito será a última, mas como cidadão não. É uma coisa que se incorporou à minha vida como paulistano."

Veja a programação completa da Virada Cultural aqui.

gilberto gil elis regina virada cultural josé mauro gnaspini gilberto kassab

Leia também

Morre Andy Paley, compositor da trilha sonora de Bob Esponja, aos 72 anos


Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro


Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres


Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada


Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover


Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições