- Gilberto Gil (Foto: Fernanda Tiné)

Gilberto Gil revela ter entendido o racismo na adolescência: ‘Idade quase adulta’

Atualmente, o cantor tem 78 anos

Redação Publicado em 06/08/2020, às 09h48

Em outra pauta na edição mais recente edição do Conversa com Bial, na última quinta, 5, Gilberto Gil revela ter entendido o racismo na adolescência, depois de entrar em uma escola de elite com poucos alunos negros. O cantor e Pedro Bial falaram sobre diversos assuntos, como vida, morte e também o presidente Jair Bolsonaro.

"Eu só fui perceber essas questões muito depois, na adolescência, na idade quase adulta", revelou o cantor. "Foi no ginásio quando começou um pouco, pois meus pais me mandaram para um colégio da elite onde o número de negros era muito pequeno; de 400 alunos, tinham dez negros na melhor das hipóteses".

+++LEIA MAIS: Por dentro dos primeiros shows do Joy Division - e o início do fim de Ian Curtis

Gilberto Gil continuou a história de quando morou em Ituaçu, Bahia: "Então, ali as questões do racismo, da discriminação e do deslocamento social que aquele grupo étnico sofria começaram a surgir".

Além disso, Gil falou que a família dele não chegou a sentir preconceito na cidade contra ele ou a família. "Eu não sentia nenhuma diferença. Meu pai era uma figura proeminente na cidade, um doutor muito querido, e minha mãe era professora na escola municipal, então não havia espaço para percepção da diferença", comentou. "O racismo e a discriminação não eram exercidos em relação a minha família".

+++LEIA MAIS: Paul McCartney diz que processar os Beatles era a "única maneira" de salvar as músicas

O cantor falou que Jorge Ben Jor foi uma das maiores influências para ele ter consciência de questões raciais naquele período: "Jorge era uma afirmação clara da grandeza do negro com aquele seu canto expressivo, sua poesia, seu versejar e a beleza que trazia aos temas negros de ser".

"Após isso, toda a questão histórica, a escravidão, as dificuldades raciais, o racismo e o preconceito, todas essas coisas ficaram evidentes para mim", concluiu o raciocínio.


+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA' 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS

entretenimento entrevista racismo Pedro bial gilberto gil preconceito consciência conversa com bial racial Jorge Ben Jor

Leia também

Charli XCX diz que ela, Chappell Roan e Sabrina Carpenter formam a 'santíssima trindade' do Primavera Sound 2025


Lutador Brasileiro deve fazer estreia no cinema em Onslaught, segundo site


É o Bruninho: Deputado quer conceder cidadania honorária para Bruno Mars


Phil Lesh, baixista do Grateful Dead e pioneiro do rock psicodélico, morre aos 84 anos


Kim Kardashian e ator de Monsters celebram revisão da sentença dos irmãos Menendez


Michael Keaton faz alerta sobre Trump e Musk: 'Eles não respeitam vocês'