Assinatura deve ser liberada aos demais usuários até o fim de 2014
Luciana Rabassallo Publicado em 22/09/2014, às 12h19 - Atualizado às 16h16
O Google lança nesta segunda-feira, 22, o serviço de streaming da marca no Brasil. Em parceria com a Samsung, o Google Play Music está disponível apenas para consumidores de dispositivos da empresa sul-coreana. O serviço de música por streaming é acessível para usuários que adquirirem os aparelhos Galaxy S4, família Galaxy S5 e Galaxy Tab S.
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A compra garante seis meses de assinatura gratuita do aplicativo e, a partir do dia 1º de novembro, uma promoção de três meses grátis também será estendida para a linha Level da marca. Ainda não há uma data para que clientes de outros fabricantes de aparelhos possam assinar o serviço, mas ele deve estar disponível para o público em geral até o final de 2014.
O valor a ser cobrado pela assinatura do Google Play Music ainda não foi divulgado, bem como a data em que o serviço estará disponível para usuários que tenham smartphones e tablets de outras marcas. Segundo Ady Harley, diretor de parcerias musicais para a América Latina do Google, o preço não deve ultrapassar a média cobrada pelo mercado – os concorrentes Rdio, Spotify e Deezer cobram R$ 14,90 pela assinatura mensal.
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O grande diferencial do Google Play Music é a união de três serviços: streaming de músicas, loja virtual de discos e o armazenamento em nuvem de 20 mil músicas que o usuário tenha no computador. “O Google Play Music não tem canções do Beatles, mas eu tenho uma coleção completa com todos os discos. Eu posso colocar esse conteúdo na nuvem e acessar de qualquer lugar em que eu esteja”, explicou Harley em uma coletiva de imprensa realizada em São Paulo para o anuncio da parceria entre Samsung e Google.
Segundo Harley, o Google Play Music também oferece um serviço que aperfeiçoa a biblioteca de discos do usuário. “Cada assinante pode armazenar 20 mil músicas, independente do tamanho do arquivo. E, se as canções estiverem em baixa qualidade, a plataforma melhora a qualidade do áudio e busca as imagens originais dos encartes.” Além disso, o serviço também é capaz de reconhecer músicas e listas da iTunes.
“Outra novidade que o Google Play Music traz aos amantes da música no Brasil é ter uma loja à la carte própria dentro da plataforma de streaming. O usuário pode, com apenas um toque, comprar uma faixa ou um disco e ter aquele arquivo para sempre. Outra possibilidade muito interessante do sistema são os algoritmos da Google que garantem uma experiência muito personalizada e prazerosa”, afirmou Harley. Os singles e discos custarão entre R$ 2 e R$ 20, respectivamente.
No Brasil, o assinante conta com uma biblioteca de 25 milhões de músicas e parcerias com gravadoras nacionais, internacionais e selos independes. Entre os nomes anunciados estão a Sony Music, a Universal Music, a Warner, a Som Livre, o Coqueiro Verde e o Tratore. “Por exemplo, as canções ficam disponíveis em cachê para que o usuário possa acessar o conteúdo enquanto estiver no avião ou no metrô”, conta Harley. Além disso, há a possibilidade de acessar o serviço via desktop e utiliza-lo em até oito plataformas ao mesmo tempo.
Outro recurso interessantíssimo do serviço é a possibilidade de bandas e artistas independentes compartilharem seus respectivos trabalhos. "Há uma página criada exclusivamente para isso", conta Harley, antes de acrescentar: "se o músico comprovar que é o detedor dos direitos autorais pode divulgar o trabalho dele dentro da plataforma. Existe também a possibilidade do músico pagar uma pequena taxa e ter uma página dentro do Play Music". O artistas que disponibilizar as canções dele no serviço será remunerado: "são 30% para o Google e 70% para o músico ou a banda".
O Google Play Music chega ao Brasil após uma pesquisa relevar que 96% dos usuários de smartphones priorizam a música como serviço preferencial nos aparelhos. “Por isso, para entrar no mercado do brasileiro, escolhemos uma marca de grande destaque que é a Samsung. Não há uma parceria melhor do que essa. Temos o melhor hardware e serviços de entretenimento alinhados com o Google”, disse. Com o lançamento integrado no Brasil e no Uruguai, a plataforma agora opera em 45 países.
Experiência integrada:
De olho no mercado de fãs de música que consomem a arte por meio de aplicativos e smartphones, a Samsung lançou em julho de 2014 a linha Level. “A música remete a emoções do passado e é uma forma de expressão que une as pessoas”, afirmou Adriano Sampaio Silva, diretor de produtos da divisão de acessórios. “Por isso, a Samsung quer levar a melhor experiência possível ao nosso consumidor oferecendo uma linha completa para os amantes de música.”
A linha é composta por três produtos: o Level Over, Level On (fones de ouvido) e Level Box (caixa de som) Os produtos ainda permitem atender chamadas telefônicas enquanto o usuário ouve qualquer tipo de áudio. A novidade do momento é a Level Box mini, uma caixa de som que funciona via bluetooth. “Nós queremos fortalecer ainda mais a nossa marca oferecendo o melhor hardware, o melhor software e o melhor conteúdo”, explicou Silva.
O Samsung Level box mini traz alto-falante com 55mm e radiador passivo, sistema que gera som de alta definição. O aparelho também é compatível com o Samsung Level App, que oferece controle de volume, Text-to-Speech, S Voice, além do Sound Alive, tecnologia de áudio que, de forma inteligente, faz ajustes automáticos à qualidade de som por meio da análise da fonte, a fim de garantir a melhor qualidade de som. Os usuários podem ouvir até 15 horas contínuas de música graças à bateria recarregável do acessório.
O Level Box mini possui corpo metálico e é 30% mais fino que o Level Box original. Desenvolvido para melhorar a portabilidade, ele possui bateria de 1.600mAh para 25 horas de música, assim ninguém precisará se preocupar em recarregar enquanto estiver se divertindo onde quer que esteja.
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