Evento foi cancelado em 2020 devido à pandemia de Covid-19, e apesar de alto número de casos e mortes, governo Bolsonaro está planejando desfile de 2021
Redação Publicado em 27/05/2021, às 09h45
Em 2020, a parada militar de 7 de setembro foi cancelada devido à pandemia de Covid-19. Apesar de a doença continuar a infectar e matar milhares de pessoas no país, o governo Bolsonaro pretende retomar o evento em 2021 - e o público esperado é de 20 mil pessoas. As informações são do O Globo.
O Ministério das Comunicações começou o planejamento do evento, realizado na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em janeiro de 2021, mesmo com incertezas na situação da pandemia do país. Desde então, o Brasil teve um pico da Covid-19, com mais de 4 mil mortos diários pela doença.
+++LEIA MAIS: Bolsonaro chama de 'idiota' quem cumpre isolamento social: 'Até hoje ficam em casa'
Em janeiro de 2021, o Ministério das Comunicações enviou pedidos de cotação de preços para diversas empresas com o objetivo de planejar o orçamento do evento. O desfile, realizado para marcar o Dia da Independência, foi realizado em 2019 também com previsão de 20 mil pessoas, e custou R$ 971 mil.
A Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência informou ao O Globo que, por enquanto, a realização do desfile não está confirmada: “Trata-se de um processo de planejamento que não implica, necessariamente, execução”, disse.
+++LEIA MAIS: Há um ano, Brasil batia 5 mil mortos e Bolsonaro dizia: 'E daí?' - agora são 400 mil
Segundo planejamento da pasta de Comunicações, além de uma arquibancada para 20 mil pessoas, estão previstas seis tribunas com capacidade somada de 1.300 pessoas e um palanque para 150 profissionais da imprensa. Haveria possibilidade, também, da instalação de 10 telões e mais de 300 banheiros químicos. De acordo com respostas das empresas, o item mais caro seria a arquibancada: R$ 410 mil.
Conforme noticiado pelo O Globo, apesar de o planejamento do desfile ter começado em janeiro, apenas na última semana máscaras e álcool em gel entraram nos preparativos. Há alguns dias, foi solicitada a cotação de 96 totens de álcool em gel e de cinco mil máscaras descartáveis.
+++LEIA MAIS: Para 58% dos brasileiros, Bolsonaro não tem capacidade de liderar o país
+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja