- Capa de Folklore, de Taylor Swift (Foto: Reprodução)

Grammy 2021: 6 curiosidades sobre Folklore, disco indicado de Taylor Swift [LISTA]

Com o oitavo disco de estúdio da carreira, a artista concorre em cinco categorias da premiação

Julia Harumi Morita | @the_harumi Publicado em 14/02/2021, às 12h00

Taylor Swift é uma das veteranas do Grammy Awards. Com mais de 40 indicações, a artista coleciona 10 estatuetas e concorre em seis categorias na 63ª edição da premiação: Álbum do Ano, Música do Ano, Melhor Performance de Pop Solo, Melhor Performance de Pop em Duo/Grupo, Melhor Álbum Vocal de Pop e Melhor Música Escrita para Mídia Visual. 

Com exceção da última categoria mencionada, a qual foi garantida com o filme Cats, todas as indicações de Swift foram conquistadas com o disco Folklore, lançado no dia 24 de julho de 2020.

Para entrar no clima do Grammy 2021,  a Rolling Stone Brasil listou seis curiosidades sobre Folklore, dos easter eggs colocados pela cantora até o significado das canções. Confira: 

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: Conheça Jack Harlow, hit do TikTok em ascensão no hip hop [ENTREVISTA]

Quem é William Bowery?

Assim que Folklore foi lançado, diversos fãs notaram o nome William Bowery entre os créditos das canções "Betty" e "Exile", contudo, não conseguiram identificar o artista e desconfiaram que o nome poderia ser um novo pseudônimo de Swift - que já usou este recurso em outros lançamentos. 

Contudo, meses mais tarde, a cantora revelou no documentário Folklore: Sessões no Long Pond Studio, do Disney+, que o artista mistério é o namdorado dela, Joe Alwyn, segundo informações da NME.

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas para entender a trajetória de Haim, banda indicada a Melhor Álbum


The Teenage Love Triangle

Swift revelou que três músicas do disco formavam uma trilogia batizada de The Teenage Love Triangle, de acordo com o Buzzfeed. Sem revelar o nome das músicas, a artista contou que elas exploram três perspectivas diferentes da mesma história.

Não demorou muito para os fãs descobrirem que as canções "Cardigan", "August" e "Betty" formavam a trilogia. Além disso, eles perceberam que a saga musical citava o nome das filhas mais velhas de Blake Lively e Ryan Reynolds, ambos amigos de Swift. Logo, eles deduziram que Betty é o nome da filha mais nova do casal - teoria que foi confirmada pela própria artista, segundo a Vanity Fair.

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

"The Last Great American Dynasty"

"The Last Great American Dynasty" é outra canção que se inspira na vida real. Segundo a L'Officiel, Swift se inspirou na história de Rebekah Harkness, a antiga dona da mansão em que a cantora pop vive, em Rhode Island. 

Harkness fez parte da alta sociedade e chegou a se casar com o descendente do ex-presidente norte-americano Franklin Pierce. Em Rhode Island, Harkness chamou atenção por fazer diversas festas, as quais contavam com convidados ilustres, como Andy Warhol

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas para conhecer e amar Phoebe Bridgers


"Hoax" foi a última canção escrita para o disco

Aaron Dessner, integrante do The Nationals e produtor de Folklore, revelou para Vulture que "Hoax" foi a última canção escrita para o disco. O músico disse que a faixa foi criada logo após "The 1", em um período no qual acreditavam que o disco estava pronto - mas depois mudaram de ideia e adicionaram as duas canções. 

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 4 músicas para conhecer a carreira de Noah Cyrus, irmã de Miley [LISTA]


"My Tears Ricochet" é a única canção escrita apenas por Swift 

"My Tears Ricochet" se destaca das outras faixas pelos créditos. A quinta canção do disco é a única composta apenas por Swift, que colaborou com Dessner, Bowery, Jack Antonoff e Justin Vernon nas outras canções. 

+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 4 curiosidades sobre Hollywood's Bleeding, disco indicado de Post Malone


Swift só revelou o disco para gravadora horas antes do lançamento 

Em entrevista à Pitchfork, Dessner revelou que a gravadora de Swift, Republic Records, não sabia da existência do disco até horas antes do lançamento. 

"Não teve influência externa. Na verdade, ninguém sabia, incluindo a gravadora dela, até horas antes de ser lançado," disse o músico ao ser questionado sobre como foi trabalhar em segredo no disco.


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento música disco notícia Pop LISTA Cantora Taylor Swift carreira grammy artista premiação folklore oitavo indicada 2021 concorrente

Leia também

Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja


Filho de John Lennon, Julian Lennon é diagnosticado com câncer