- Ant Clemons se apresentando no The Roxy Theatre (Foto: Emma McIntyre/Getty Images) / John Legend (Foto: Divulgação)

Grammy 2021: Conheça os indicados da categoria Melhor Álbum de R&B [LISTA]

Veteranos como John Legend a novatos como Giveon ganharam indicações na categoria

Marina Sakai | @marinasakai_ (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 10/03/2021, às 18h36

A 63ª edição dos Grammys acontece no próximo domingo, 14 de março. Na categoria Melhor Álbum de R&B, concorrem artistas renomados como John Legend, assim como novas vozes, Ant Clemons é um exemplo.

Ainda dá tempo de ouvir os discos antes do evento. Por isso, a Rolling Stone Brasil separou algumas características dos artistas e todos os trabalhos desta categoria da maior premiação da música. Confira:

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Qual a melhor canção que concorre a Gravação do Ano, segundo a crítica?


HAPPY 2 BE HERE - Ant Clemons

Ant Clemons, ou Anthony Clemons Jr. soa familiar apesar de ser um nome relativamente recente na música. O cantor se apresentou na inauguração do presidente Joe Biden e é uma das apostas de Kanye West para o R&B e hip-hop atuais. Clemons participa de faixas de West desde 2018 e teve seu primeiro hit com a música colaborativa “All Mine.”

HAPPY 2 BE HERE (2020) é o disco de estreia do artista e tem colaborações com grandes nomes como Pharrell, Ty Dolla $ign e Timbaland. A maioria das canções é simples, com foco na voz e letras de Clemons. As habilidades de composição e melodia do cantor são bem demonstradas no disco e provam o potencial para projetos futuros.

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Conheça os indicados da categoria Melhor Álbum de Música Alternativa


TAKE TIME - Giveon

Giveon tem 26 anos e nasceu em Long Beach, Califórnia (EUA). No disco de estreia, TAKE TIME (2020), constrói uma história com as músicas: desde os primeiros momentos de um relacionamento e a paixão inicial até o término e a possibilidade de amizade pós-namoro. Leva-nos na própria jornada entre ele e a ex-namorada.

O artista conseguiu destaque pela primeira vez quando apareceu em uma faixa de Drake, “Chicago Freestyle,” e impressionou com a voz grave. Giveon combina melodias clássicas, produção moderna e letras com as quais é fácil se relacionar.

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: O que podemos esperar da apresentação de Harry Styles?


to feel love/d - Luke James

O nome do disco revela muito sobre o conteúdo: amar e se sentir amado. to feel love/d (2020) é o primeiro álbum de Luke James em alguns anos — depois de um hiato para focar na carreira de ator. É um trabalho curto de apenas nove faixas e 32 minutos. 

Segundo James, após vários anos atuando na indústria, precisou “se apaixonar de novo pela música e encontrar amor na vida pessoal.” Inspirou-se nos acontecimentos de 2020 nos Estados Unidos e no mundo para escrever canções com propósito de mudança social e entregou performances comoventes. 


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Bigger Love - John Legend

John Legend não lançava um disco desde 2016 (exceto a coletânea de Natal em 2019, A Legendary Christmas). Bigger Love  veio como um trabalho animado e alegre, lançado em junho de 2020 e em meio aos protestos do Black Lives Matter nos EUA, para tentar trazer um pouco de otimismo à vida das pessoas.

Legend explora gêneros como pop rock, alt-R&B, neo soul e dancehall. A voz charmosa do cantor não desaponta e os grooves dançantes adicionam à energia do artista.

+++LEIA MAIS: Zayn critica Grammy Awards: 'Fod*-se o Grammy e todos associados'


All Rise - Gregory Porter

O sexto disco de Gregory Porter reflete bem sua capacidade de misturar jazz, soul, blues e gospel. Porter foi muito influenciado por artistas como Miles Davis, Ella Fitzgerald, Nat King Cole e cantores gospel. Tudo isso é evidente em All Rise (2020).

Veterano no Grammy, Porter ganhou dois prêmios de Melhor Álbum de Jazz Vocal em 2014 e 2017. O cantor escreve muito sobre seus relacionamentos, mas não tem medo de arriscar com letras sobre causas sociais.


+++ HAIKAISS: 'O TRAP TAMBÉM PASSA UMA MENSAGEM CONSCIENTE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

notícias grammy R&B premiação John Legend black lives matter giveon grammy 2021 ant clemons melhor álbum de R&B luke james gregory porter

Leia também

Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos


Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni


Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição


Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025


Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções


Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja