De Beyoncé a Dua Lipa, artistas femininas dominam a cerimônia com conquista histórica
Mariana Pastorello | @mari.pastorello (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 14/03/2021, às 12h00
Neste domingo, 14, acontece a 63ª edição da cerimônia do Grammy Awards. A premiação elege anualmente as produções musicais e será apresentada de forma híbrida pelo comediante Trevor Noah.
Com shows de Taylor Swift, Billie Eilish, Dua Lipa, Cardi B, Doja Cat, entre outras, o Grammy 2021 se destaca pela liderança feminina nas categorias e indicações, algo inédito. Para celebrar o mês internacional da mulher com essa conquista histórica na indústria musical, confira alguns destaques femininos.
+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: Qual a melhor canção que concorre a Gravação do Ano, segundo a crítica?
Ícone do pop e fenômeno atemporal, Beyoncé, carrega nove indicações na premiação. Com "Black Parade" concorre a Canção do Ano, Gravação do Ano, Música de R&B do Ano e Melhor Performance de R&B. Com "Savage Remix" concorre a Gravação do Ano, Melhor Canção de Rap, Melhor Performance de Rap. Com "Brown Skin Girl" concorre a Melhor Clipe e com "Black is King" a Melhor Vídeo Musical Longo.
+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes
Logo atrás, mas não muito distante, Taylor Swift e Dua Lipa acumulam cinco e seis indicações, respectivamente, e a britânica é a única artista presente nas três categorias principais: Álbum do Ano, Gravação do Ano e Canção do Ano.
+++ LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 apresentações que prometem ser incríveis [LISTA]
Na categoria Revelação, também não passam batido. Das oito indicações, seis são mulheres: Ingrid Andress, Phoebe Bridgers, Chika, Noah Cyrus, Doja Cat e Megan Thee Stallion. Podemos esperar uma premiação com a força e potência feminina dominando a Academia.
Mas a mulherada não para por aí. Pela primeira vez na história do Grammy, a categoria de Melhor Performance de Rock tem apenas cantoras ou bandas com vocalistas femininas. Motivo de celebração, considerando o machismo histórico do estilo e a falta de destaque feminino. Fiona Apple, Phoebe Bridgers, Brittany Howard, Grace Potter, Haim e Big Thief concorrem à estatueta.
+++LEIA MAIS: Grammy 2021: 6 músicas que evidenciam a maturidade musical de Dua Lipa [LISTA]
Podemos observar uma mudança significativa na produção musical, caminhando para a maior valorização de artistas mulheres, tanto por parte da Academia - considerada muito conservadora - quanto do público.
Enquanto a premiação não acontece, assista ao trailer de "Black is King":
+++ LAGUM: 'BUSCAMOS SER GENUÍNOS' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL
Viola Davis receberá o prêmio Cecil B. DeMille do Globo de Ouro
Jeff Goldblum toca música de Wicked no piano em estação de trem de Londres
Jaqueta de couro usada por Olivia Newton-John em Grease será leiloada
Anne Hathaway estrelará adaptação cinematográfica de Verity de Colleen Hoover
Selena Gomez fala sobre esconder sua identidade antes das audições
Liam Payne: Harry Styles, Zayn Malik, Louis Tomlinson e Niall Horan se despedem do ex-One Direction em funeral