Quinto título da franquia de games terá avatar de Kurt Cobain; "Foi ótimo trabalhar com Courtney Love", disse Tim Riley, vice-presidente da Activision
Da redação Publicado em 27/08/2009, às 19h08
"Kurt Cobain é um dos líderes mais reconhecíveis do rock 'n' roll". Foi assim que a Activision, empresa responsável pela franquia de games Guitar Hero, explicou a importância do avatar do líder do Nirvana em Guitar Hero 5, em uma negociação que levou três anos.
A inclusão do frontman do Nirvana, morto em 1994, foi oficializada na última segunda-feira, 25, e veio com a notícia de que duas músicas da banda, ícone do grunge, estariam na lista de faixas do game. "Smells Like Teen Spirit" e uma versão ao vivo de "Lithium", tocada durante o festival Reading de 1992, na Inglaterra, foram as escolhidas.
Em entrevista ao site da Rolling Stone EUA, Tim Riley, vice-presidente da Activision, afirmou que para conseguir as faixas, foram três frentes de negociação: Courtney Love, viúva de Cobain e detentora do espólio do músico, Dave Grohl, ex-baterista do Nirvana, e Universal Publishing, que administra o catálogo da banda.
"'Smells Like Teen Spirit' é uma música que estava no topo da nossa lista de desejos desde o primeiro Guitar Hero", contou Riley. "Há muitas partes envolvidas em [uma movimentação] como essa. Mas isso foi um problema de tempo e não de resistência", afirmou o empresário, que disse ainda que a faixa "quase" entrou para o Guitar Hero: World Tour, mas só agora, depois de três anos de negociações, a empresa conseguiu fechar contrato.
Courtney participou da criação do avatar do ex-marido. "Ela nos forneceu algumas fotos e vídeos e sabia exatamente como queria o desenho de Kurt", disse Riley. "Ela escolheu as roupas e o corte de cabelo, que no final das contas saiu ao estilo de 'Teen Spirit', e depois fizemos algumas mudanças." A cantora chegou a fazer referência ao visual jovem e saudável do deus grego Adônis. E apesar da fama de difícil da líder do Hole, Riley afirmou que "foi ótimo trabalhar com ela".
Cotada como uma das melhores apresentações do Nirvana, o show de 1992 foi marcado com a entrada de Cobain em uma cadeira de rodas. A escolha pela versão ao vivo de "Lithium", no entanto, não foi por acaso: segundo Riley, a empresa não conseguiu encontrar a gravação original das bases da faixa.
Guitar Hero 5 chega às lojas no dia 1º de setembro com 85 faixas de 83 artistas, entre eles Sublime, Blur e Sonic Youth. Além de Kurt, os jogadores poderão encarnar outros astros do rock, como Johnny Cash, Jimi Hendrix, Shirley Manson, do Garbage, e Matt Bellamy, do Muse.
Band Hero
Até o final do ano, a Activision pretende ampliar a lista de títulos musicais. Além do já anunciado DJ Hero, deverá chegar às lojas a primeira edição do Band Hero, uma versão mais "familiar e pop" do Guitar Hero. Classificado lá fora como E10 - Plus (para jogadores a partir de 10 anos de idade; o Guitar Hero, por exemplo, é indicado para jovens a partir de 13 anos) terá versões virtuais de Taylor Swift, Adam Levine (Maroon 5) e dos integrantes do No Doubt.
Alfa Anderson, vocalista principal do Chic, morre aos 78 anos
Blake Lively se pronuncia sobre acusação de assédio contra Justin Baldoni
Luigi Mangione enfrenta acusações federais de assassinato e perseguição
Prince e The Clash receberão o Grammy pelo conjunto da obra na edição de 2025
Música de Robbie Williams é desqualificada do Oscar por supostas semelhanças com outras canções
Detonautas divulga agenda de shows de 2025; veja