- Dois LPs do Use Your Illusion, do Guns N' Roses

Guns N' Roses: 11 fatos sobre os discos Use Your Illusion que todo fã deveria saber [LISTA]

O trabalho completou 28 anos nessa terça, 17, e sua criação envolve cogumelos, overdoses e parcerias

Redação Publicado em 18/09/2019, às 18h39

O álbum Appetite for Destruction, do Guns N' Roses, pode ter sido o trabalho com mais vendas da banda. Foi com o lançamento do Use Your Illusion, contudo, que Axl Rose e a banda mostraram estar no topo do hardrock.  

+++LEIA MAIS: Há 32 anos, o Guns N' Roses dominava o mundo como os últimos selvagens do rock com o disco Appetite For Destruction

Use Your Illusion são dois LPs lançados no dia 17 de setembro de 1991. Eles foram responsáveis pela ascensão da banda, o que também levou ao começo da separação dos integrantes.

O trabalho, lançado à meia-noite, fez com que várias lojas abrissem de madrugada para vender os discos, e tornou Guns N' Roses uma sensação. Em apenas duas horas, os álbuns   comercializaram mais de 500 mil cópias, e dominaram as paradas. 

No entanto, a fama tem consequências. E foi no auge que a banda começou a desmoronar. Izzy Stradlin deixou o grupo, nenhum disco posterior teve a relevância de UYI, e os integrantes não paravam de se desintender. Guns N' Roses se transformou na "banda de Axl", enquanto os músicos se afundavam no vício em drogas.

+++LEIA MAIS: Guns N' Roses deve estar em trilha de novo Exterminador do Futuro

Apesar disso, a importância dos álbuns, é indiscutível para o Guns, e as histórias por trás da criação são muito intrigantes. Os discos tiveram inspirações diversas. Músicas foram baseadas em overdoses, como "Coma" e outras criadas a partir de parcerias memoráveis, como as de Shannon Hoon

E para comemorar o aniversário dos dois álbuns, separamos 11 curiosidades sobre o trabalho do Guns N' Roses. Confira!

1. Os álbuns venderam, realmente, MUITO bem

Em um artigo do New York, de 1991, um porta-voz da Geffen Records falou sobre a venda dos discos. Em duas horas, eles teriam comercializado 500 mil cópias. Os números já são altos, mas ficam ainda mais impressionantes se somados ao fato das grandes varejistas K-mart e Walmart não terem ajudado com as vendas devido ao nível de profanidades nos trabalhos. 


2. Os dois álbuns dominaram as paradas

Use Your Illusion II foi o mais popular dos dois discos, alcançando o primeiro lugar com cerca de 770 mil vendas na primeira semana. Enquanto isso, o Use Your Illusion I comercializou 685 mil cópias. Os dois álbuns dominaram as paradas na semana do dia 5 de outubro, em 1991. 


3. "Fuck you, St. Louis!"

Após o incidente de Axl Rose em um mergulho do palco durante "Rocket Queen", no show em St. Louis em 1991, "Foda-se, St. Louis!" foi incluído nas notas principais dos álbuns. Isso fez com que a banda não pudesse tocar na cidade novamente, retomando às apresentações no município apenas em 2017, 26 anos depois. 


4. "Civil War" realmente levou a uma guerra civil

A música "Civil War" foi a primeira gravada para Use Your Illusion, em um momento em que o baterista Steven Adler batalhava contra o vício em drogas. Apesar de todos os integrantes do grupo terem problemas com entorpecentes na época das gravações, Adler estava na situação mais crítica: quase não conseguia tocar. Após os técnicos do som terem que fazer um malabarismo para conseguir incluir trechos tocados pelo baterista, Adler foi demitido. 

+++LEIA MAIS: Steven Adler fala pela primeira vez após ser hospitalizado: "Estou vivo e bem!"


5. Uma ajudinha do amigo Hoon

O vocalista do Blind Melon, Shannon Hoon, ofereceu vocais em algumas faixas, como "Live and Let Die,” “November Rain,” “The Garden,” “You Ain’t the First” e “Don’t Cry.” A colaboração não parou por aí: Hoon participou do vídeo de "Don't Cry", e apresentou a música algumas vezes com o Guns N' Roses


6. Overdoses

"Coma" é a música mais longa do Guns N' Roses, e foi feita por Slash e Rose. Em uma entrevista à MTV em 1992, Axl Rose falou sobre a origem da canção: "É o bebê do Slash, mas eu comecei a escrever a letra quando eu cheguei a uma overdose quatro anos atrás. O motivo pelo qual eu tive uma overdose foi estresse, eu não conseguia aguentar. Eu segurei essa lata de pílulas em uma discussão e os engoli. Acabei parando no hospital." A música também é, reconhecidamente, inspirada em uma overdose de Slash

+++LEIA MAIS: Slash ensina namorada a tocar clássico do Deep Purple na guitarra; assista


7. "November Rain" quebrou recordes

A música de quase nove minutos, "November Rain" alcançou a 3ª posição no Billboard Hot 100, fazendo-a ocupar o lugar de canção mais longa no top 10 do ranking. Além disso, outro recorde foi quebrado: o videoclipe da faixa se tornou o mais antigo a atingir a marca de bilhões de visualizações. O recorde foi superado apenas em 2019 por "Bohemian Rhapsody" do Queen

+++LEIA MAIS: Brian May, do Queen, foi proibido de ir a shows dos Beatles - e por isso ele se apaixonou pela banda  


8. Uma cabeça e um braço no lixo

Você acreditaria que o trecho "Encontrei uma cabeça e um braço em um lata de lixo" foi baseado em uma história verdadeira? Pois é, a música "Double Talkin' Jive" começa com essa frase, e ela realmente aconteceu. Policiais encontraram partes de um corpo em um depósito de lixo perto de onde a banda gravava.  


9. Benditos cogumelos

A última música de UYI II é "My Word", canção cuja autoria é atribuída apenas a Rose. O vocalista estava sob efeito de cogumelos alucinógenos quando escreveu. Além disso, os integrantes da banda nem sabiam da existência da faixa, e ela não ficou fora do álbum pela insistência do músico. 

+++LEIA MAIS: Guns N’ Roses: como Axl e Slash tornaram Duff McKagan um músico melhor


10. Uma obra de arte apenas nos teclados

"November Rain" é a balada mais épica das gravações; é conhecida pela sessão orquestral e de cordas. No entanto, elas não eram reais, e foram feitas pelo próprio Rose com tons de teclado. Apenas na gravação do videoclipe houve, realmente, uma orquestra. 


11. Onde está Izzy?

Dois meses após o lançamento do álbum, Izzy Stradlin, na época guitarrista do Guns N' Roses, saiu da banda. No vídeo de "Don't Cry", a falta do músico foi notada. Ele deixou o grupo por divergências relacionadas a como via a banda nos anos de Appetite for Destruction

música banda disco notícia overdose Curiosidades axl rose parcerias guns n' roses Use Your Illusion cogumelos

Leia também

Any Gabrielly fala de amizade com Bruno Mars e revela já ter cantado com ele


Alice Fromer lança música inédita de Marcelo Fromer e Arnaldo Antunes


James Van Der Beek, de Dawson's Creek, fala sobre diagnóstico de câncer colorretal


Em estreia solo, Jerry Cantrell promete show mais longo no Brasil: 'tocar até cair'


Insônia: Enzo Cello lança mixtape com colaborações inéditas; veja


Juíza diz que está 'inclinada' a rejeitar processo contra Mariah Carey por ‘All I Want For Christmas Is You’