Formado por Carlos Pena, Kendall Schmidt, Logan Henderson e James Maslow, o grupo nasceu para a série homônima da Nickelodeon
ISABELA GUIDUCI | @ISABELAGUIDUCI Publicado em 20/02/2021, às 10h00
Há 10 anos, no dia 5 de fevereiro de 2011, a boy band Big Time Rush lançava o videoclipe do hit “Boyfriend”, a versão em parceria com Snoop Dogg. Assim como “Worldwide”, “Till I Forget You”, “Any Kind of Guy” e "Windows Down", a música é um dos principais sucessos dos poucos anos de carreira da banda.
Formado por Carlos Pena, Kendall Schmidt, Logan Henderson e James Maslow, o grupo nasceu para a série homônima da Nickelodeon. Com quatro temporadas, a produção foi ao ar na emissora de 28 de novembro de 2009 a 25 de julho de 2013, no entanto, a última turnê aconteceu em 2014 - ano em que a banda encerrou as atividades.
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O sucesso do quarteto foi gigante desde os primeiros episódios da série, e com isso, formaram a boy band para além da produção. A Nickelodeon fez parceria com a Columbia/Epic Label Group para apostar na carreira musical do grupo. Sendo assim, eles chegaram a lançar três discos, o BTR (2010), o Elevate (2011) e 24/Seven (2013).
“Boyfriend” foi lançado como single em 2011, logo após o lançamento do disco de estreia do Big Time Rush, o BTR, lançado em 11 de outubro de 2010. Os principais sucessos da banda são desta época, porque, neste período, foram potencializados pela série.
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2011 era, de fato, o principal momento do Big Time Rush, tanto que a segunda temporada da série - transmitida entre 25 de setembro de 2010 até 28 de janeiro de 2012 - é a maior, com 29 episódios. Além de ser o ano com o maior número de hits - e os números nos streamings comprovam isso. “Worldwide”, “Till I Forget You”, “Any Kind of Guy” e "Boyfriend" são do primeiro disco da banda e os videoclipes com mais visualizações no YouTube, por exemplo.
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Na época, início da década de 2010, o formato de jovens-adolescentes no vocal, à frente de uma banda, com um estilo de roupa combinado entre os integrantes, coreografias enquanto cantam música pop com temáticas românticas, estava novamente em alta devido ao sucesso do grupo One Direction.
As boy bands de 2010, porém, só repetiram a fórmula do sucesso da geração dos Backstreet Boys, entre a década de 1990 e virada dos anos 2000. Vale lembrar que, além deles, existiam diversos grupos como N'Sync, Take That, New Kids on The Block e muitos outros.
Todas as bandas, principalmente os Backstreet Boys, foram grandiosas em números de vendas de discos e singles, uma quantidade imensa de fãs e posições em charts. Este formato de grupo musical vinha acompanhado de um comportamento passional do público.
No caso destes grupos, o pop já não era mais apenas um gênero musical, portanto. Era um fenômeno sócio-cultural muito além da música, e que abrange consumo, moda, imagem e arte.
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A experiência cultural advinda por meio do pop está muito ligada com a beatlemania, precursora em tornar um estilo musical em um fenômeno. Na década de 1960, o estilo de roupas e cabelo seguidos pelos integrantes dos Beatles, por exemplo, era rapidamente adotado como padrão popular. Além de diversos produtos do grupo de Liverpool, que inclusive, são vendidos até hoje.
Nos anos 1990, o formato viveu o auge com o sucesso dos Backstreet Boys, grupo que foi comparado à beatlemania. A banda surgiu em meados da década de 1990, no mesmo período de grandes nomes que contemplam o formato como o N'Sync, Take That, pouco antes o New Kids on the Block (1984), entre outros.
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Todos os nomes citados acima são frequentemente lembrados pela temática romântica das músicas pop, as coreografias nos shows, performances grandiosas e integrantes bem-afeiçoados.
Após a dissociação das boy bands de sucesso da década de 1990 e início dos anos 2000, o formato parece ter desaparecido da pop music. Existiram sim outros grupos, no entanto, não conseguiram a repercussão vista anteriormente com Backstreet Boys, N’Sync e outras.
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Até o One Direction. O sucesso do grupo em 2010 foi inexplicável desde o momento em que foram colocados como grupo na competição do progtama, The X-Factor UK. Como eles surgiram em um período em que a vida digital tomava mais força, os compartilhamentos, vídeos no YouTube, fã-clubes no Orkut, no Twitter, e mais tarde, no Instagram, potencializaram a divulgação deles.
A partir da formação do One Direction no início dos anos 2010, o formato voltou a ganhar destaque e nomes inesquecíveis e amados que haviam surgido na mesma época como The Wanted e o próprio Big Time Rush passaram a crescer significativamente.
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Diferente do One Direction, do The Wanted e das outras boy bands da época, o Big Time Rush parece ter sido uma das únicas a reviver inteiramente o formato - e resgatar as coreografias e as performances coreografadas, mesmo em videoclipes.
Além disso, a atenção era muito forte para o Big Time Rush, porque o grupo era o único neste formato boy band que vinha de uma série de um canal para adolescentes, normalmente o público mais engajado nas redes sociais, o que os fez crescer rapidamente também.
O quarteto ganhava fãs não apenas pela música, mas pelo carisma e personalidade apresentados na série, o que facilitava a identificação dos integrantes com o público. Isto é, o grupo foi realmente uma aposta extremamente certeira da Nickelodeon - e após dez anos, ficar nostálgico ao ouvir “Boyfriend” é consequência.
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