Em abril de 2006, o grupo lançou a música como quarto single do icônico disco PCD
Redação
Publicado em 12/04/2021, às 20h02Há 15 anos, no dia 11 de abril de 2006, The Pussycat Dolls lançava uma versão remix de "Buttons" com o rapper estadunidense Snoop Dogg como quarto single do icônico disco de estreia, PCD (2005). Um sucesso mundial, o hit do girl group continua um marco na música pop.
Escrito por Sean Garrett, Jamal Jones, Jason Perry e uma das integrantes do grupo, Nicole Scherzinger, "Buttons" é uma faixa completamente envolvente que passeia entre o pop e o R&B - ao flertar com fortes elementos do gênero R&B.
+++ LEIA MAIS: Spice Girls revelam o motivo de Victoria Beckham ter ficado de fora da turnê
Em 2010, após "Buttons" vender dois milhões de cópias digitais nos Estados Unidos, The Pussycat Dolls se tornou o primeiro girl group na história digital a ter três singles a ultrapassar a marca. Os outros dois que alcançaram este número foram "Don't Cha" e "When I Grow Up".
Além de ser uma faixa inovadora por ser disponibilizada para download digital em 2006, a versão com Snoop Dogg também causou impacto no formato rhythmic radio - um formato musical de rádio que inclui uma mescla entre EDM, pop, hip-hop e R&B.
+++LEIA MAIS: Spice Girls cancelam turnê por causa de briga entre Geri e Mel B
A recepção crítica, em geral, foi muito positiva. A Rolling Stone EUA escolheu a versão como uma das 100 melhores canções lançadas em 2006, enquanto a Vibe listou a faixa no ranking 60 músicas de 2006. Ainda, ocupou a 28ª posição do ranking do New York Post das 206 Melhores Músicas para Download de 2006.
Nos Estados Unidos, na edição do dia 27 de maio de 2006, "Buttons" estreou na Billboard Hot 100 na posição 71. Em setembro do mesmo ano, alcançou a terceira posição do ranking. Ao todo, passou 30 semanas no gráfico da parada musical.
+++LEIA MAIS: Como Olivia Rodrigo, com apenas 18 anos, faz história na música pop?
Assista ao clipe:
+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL
No dia 5 de abril de 1994, o lendário e inesquecível vocalista do Nirvana, Kurt Cobain, se suicidou aos 27 anos com um tiro na cabeça em Seattle, Washington, Estados Unidos. Desde então, deixou saudades eternas.
Marco para o grunge, músico fascinante, artista memorável e um dos principais nomes da música, Kurt Cobain fez história ao longo da carreira, principalmente acompanhado do Nirvana.
+++LEIA MAIS: 10 curiosidades sobre Kurt Cobain que você - provavelmente - não sabia [LISTA]
As canções compostas pelo vocalista para o grupo relembram o quão importante e fantástico ele foi para a história da música. Faixas impecáveis como "Come As You Are", "All Apologies" e "Drain You" dificilmente serão esquecidas.
Para relembrar a grandiosidade do lado artístico de Kurt Cobain com o Nirvana, a Rolling Stone EUA listou as 6 melhores músicas da carreira do vocalista com a banda. Confira a lista:
+++LEIA MAIS: Nirvana quase se chamou Skid Row antes de escolher nome oficial; entenda
6 - All Apologies
Uma grande canção da discografia da banda, "All Apologies" apareceu originalmente no disco In Utero (1993). No entanto, a versão mais lembrada, e possivelmente querida pelo público, é a gravação de novembro de 1993 para o MTV Unplugged.
5 - Drain You
O Nirvana escreveu muitas das canções do Nevermind (1991) antes de gravar o disco, mas a Rolling Stone EUA lembra que "Drain You" foi composta durante as sessões. Kurt Cobain nunca revelou quem inspirou a canção de amor, porém, foi escrita apenas três meses após ele conhecer Courtney Love.
Com certa frequência, Kurt afirmava ser uma das músicas favoritas dele da discografia da banda, e eles a tocaram basicamente em todos os shows nos últimos três anos de atividade enquanto grupo.
"Penso que há tantas outras canções que escrevi e são tão boas [como 'Smells Like Teen Spirit']. Como 'Drain You'. Eu amo a letra e nunca me canso de tocá-la. Talvez se fosse tão grande quanto 'Teen Spirit', eu não gostaria tanto", contou à Rolling Stone em 1993.
4 - Come As You Are
Kurt Cobain era um grande fã dos Pixies e nunca escondeu isso. Muitas vezes, o músico recorria ao método de composição usado pela banda. "Estou ficando tão cansado dessa fórmula. Nós dominamos isso", disse à Rolling Stone em 1993.
Segundo a Rolling Stone EUA, porém, um dos melhores exemplos da fórmula é "Come As You Are", o segundo single de Nevermind (1991). Para a RS EUA, a versão do Unplugged é particularmente poderosa, e o refrão continua assustador.
3 - Heart-Shaped Box
Em uma entrevista de 1994 à Rolling Stone, Courtney Love lembrou-se de ter ouvido o processo de composição de "Heart-Shaped Box": "Tínhamos um armário enorme. E eu o ouvi lá trabalhando em 'Heart-Shaped Box'. Ele fez isso em cinco minutos."
Kurt Cobain começou a trabalhar na música no início de 1992, e a canção foi a escolhida como primeiro single de In Utero (1993). A Rolling Stone EUA lembra que o disco foi produzido por Steve Albini, e a gravadora temeu não ser comercial o suficiente, e Scott Litt foi chamado para remixar a faixa.
2 - Smells Like Teen Spirit
"Smells Like Teen Spirit" foi a canção que trouxe toda a atenção mundial para o Nirvana e deu início a uma nova era da música - e é um dos principais hits da história. "Eu estava tentando escrever uma música pop", disse o vocalista à Rolling Stone em 1993.
"Todo mundo se concentrou tanto nessa música e o motivo pelo qual ela teve uma grande reação é que as pessoas a viram na MTV um milhão de vezes", contou o artista na mesma entrevista.
+++LEIA MAIS: Quantos anos tinha Kurt Cobain quando escreveu 'Smells Like Teen Spirit'?
1 - Lithium
Não, a Rolling Stone EUA não escolheu "Smells Like Teen Spirit" para o primeiro lugar deste ranking. Segundo a revista, o terceiro single de Nevermind (1991) merece a colocação.
"Lithium" é uma música sobre um cara que passa a se dedicar à religião depois da morte da namorada. Isso o acalma, muito parecido com uma dose de lítio real. É uma incrível música e um dos principais destaques na discografia do Nirvana.
+++LEIA MAIS: Dave Grohl diz que Kurt Cobain foi 'o maior compositor de sua geração'